Esta semana iniciou, oficialmente, a campanha eleitoral para as legislativas do próximo dia 06 de outubro. É o 16.º sufrágio em 45 anos de democracia e aquele em que concorre o maior número de forças políticas (21).
Viana do Castelo recebe este fim de semana os lideres de três das seis formações políticas com representação parlamentar.
O Bloco de Esquerda registará a presença da líder, Catarina Martins, num jantar-comício marcado amanhã, dia 27, para as 19h30, na Quinta do Carvalho, em Santa Marta de Portuzelo. Além do cabeça de lista pelo distrito, Luís Louro, marcarão presença outros destacados elementos do partido, como o líder parlamentar Pedro F. Soares e o eurodeputado José Gusmão.
Por sua vez, António Costa encerrará o comício do Partido Socialista, que terá lugar amanhã, sexta-feira, dia 27, pelas 21h, no Largo da Estação. O comício contará também com a intervenção de Tiago Brandão Rodrigues, cabeça de lista dos candidatos socialistas pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo. Um evento que poderá, ainda, registar um protesto de pescadores (ver notícia em baixo).
Já André Silva, do Pessoas-Animais-Natureza (PAN)., estará em Viana do Castelo no próximo sábado, dia 28. A visitará passará por uma deslocação à Praça da República (17h) e ao CMIA (17h30). Aqui a visita decorrerá acompanhada pelo vereador Ricardo Carvalhido. Segue-se, pelas 18h, uma tertúlia, no Café Girassol (Jardim), entre André Silva, Ricardo Arieira (cabeça de lista no distrito) e a geóloga Teresa Fontão, sob o tema “Olhares sobre o nosso Alto Minho”.
Entretanto, ontem, o líder do PCP/CDU, Jerónimo de Sousa, acompanhado, nomeadamente, pelo cabeça de lista no distrito, Jorge Machado, depois de ter estado em Arcos de Valdevez, deslocou-se à Mephisto, em Viana do Castelo, onde contactou com os trabalhadores.
Por outro lado, o partido político Reagir – Incluir – Reciclar (RIR) informou que Vanessa Sá, de 25 anos, educadora social e mestre em Ciências e Emoções, é a sua mandatária e cabeça de lista pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo.