Os anos de 2019 e 2020 corresponderam a períodos de grande atividade da Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo, especialmente traduzida na oferta de equipamentos aos serviços hospitalares, como o mamógrafo digital com estereotaxia para servir as Mulheres com Cancro da Mama e depois pelo apoio às Unidades de Medicina Intensiva do Hospital com beneficiação das instalações e oferta de 10 ventiladores respiratórios e cinco monitores de sinais vitais, para tratamento dos doentes mais gravemente atingidos com Covid-19.
Esta informação destaca que a Diocese foi crucial para a montagem do Hospital de Retaguarda no Seminário e na angariação de fundos financeiros, bem como empresas, associações e cidadãos individualmente, que contribuíram para a aquisição desses e doutros equipamentos e materiais.
O ano de 2021, acabou por ser um ano atípico para a atividade da Liga dos Amigos, porque a pandemia da19 limitou a ação diariamente mais visível no Hospital e mais importante para os doentes mais dependentes – o Voluntariado
Na assembleia geral anual da Liga dos Amigos do Hospital, recentemente realizada, a presidente da direção, Margarida Silva sintetizou o relatório de atividades e a tesoureira Fátima Bastos apresentou o Relatório Financeiro de 2021.
Dádiva de Sangue
Em 2021 a Liga manteve a renovação dos apelos à dádiva no outdoor do talude sul do Hospital e nos placards interiores colocados nos locais mais visíveis do Hospital e, embora com as limitações impostas pelos períodos de confinamento, os vários Promotores da Dádiva de Sangue parcelaram os grupos de dadores possibilitando a contínua actualização das fotos dos dadores na página da Liga no Facebook.
Com o apoio disponibilizado pelo Instituto Português de Sangue e Transplantação, a Liga continuou a oferecer aos dadores, em ocasiões especiais (no Serviço de Sangue do Hospital e nas Brigadas no distrito) diversos brindes, com apelos à dádiva de sangue.
Os temores de contágio da Covid-19, não afetou significativamente os dadores por confiarem nas medidas preventivas tomadas no Serviço de Sangue e, por isso, o número de dádivas de sangue até aumentou relativamente ao ano de 2020, traduzindo-se num total de 5.575 dádivas, que, segundo o responsável do Serviço de Imuno-Hemoterapia foi perfeitamente suficiente para satisfazer as necessidade do Hospital.
Oferta de equipamentos
Ao longo do ano, e como forma de dar resposta imediata a especiais necessidades de diversos serviços, face ao contexto pandémico, a Liga dos Amigos procedeu à oferta de diversos materiais como: duas tablets, (para os doentes isolados contactarem com os familiares) um fraldário de parede, um micro-ondas e dois cadeirões articulados.
No mês de novembro, na sessão comemorativa do 40.º aniversário foram oferecidos diversos e múltiplos equipamentos, como quatro cadeirões articulados, um eletrocardiógrafo, uma tela de projeção c/ tripé para sessões de informação com os doentes, um tablete, cinco cadeirões articulados, duas cadeiras de rodas, uma mesa de verticalização dos doentes longamente acamados, dois sonómetros, três televisões com suporte de parede, uma cadeira sanitária e jogos diversos, uma pistola de mesoterapia, e três malas transportadoras de sangue .
A Liga desenvolveu ainda outras atividades durante o ano , homenageou Defensor Moura, fundador e dirigente da instituição, lançou o livro “O que nos liga”,- lançamento da edição anual da revista. A receita advinda de donativos ascendeu a 40.071, 86 euros e as despesas em equipamentos oferecidos, merchandising para os dadores de sangue e de secretariado ascenderam a 35.169,88 euros.
Como primeira prioridade do ano de 2022, foi definida a aquisição de novos equipamentos para a Unidade de Dia (Oncologia), para que se vai desenvolver um programa específico de angariação de fundos.