Liga do Hospital completou 41 anos ao serviço dos doentes

Os Amigos do Hospital celebraram, no último fim de semana de novembro de 2022, 41 anos de atividade de apoio benévolo aos doentes do Hospital, que serve toda a população do Alto Minho.

Depois da eucaristia em sufrágio dos voluntários, Dadores de Sangue e Beneméritos falecidos, celebrada pelo padre Fábio Carvalho, realizou-se a sessão solene comemorativa no auditório.

Na mesa, além dos presidentes da Assembleia Geral e da Direção da Liga, Defensor Moura e Ana Margarida Silva, estiveram presentes o presidente do C.A. da Ulsam Franklim Ramos, o vereador Ricardo Rego, o presidente da Federação Nacional do Voluntariado em Saúde, Pinto Ribeiro, e o presidente da Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue Alberto Mota, que destacaram o pioneirismo e exemplo nacional da Liga dos Amigos vianense na solidariedade com os doentes.

Sendo a única associação do país que integra o voluntariado e a promoção da dádiva de sangue, a Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo tem também contribuído para o apetrechamento dos serviços hospitalares.

Neste aniversário, por exemplo, a Liga demonstrou a preocupação com a melhoria do bem estar dos doentes, adquirindo e oferecendo ao Hospital de Dia, onde fazem quimioterapia os doentes oncológicos, um conjunto de 12 funcionais cadeiras/cama articuladas para a sala de tratamentos e 20 novas cadeiras para a respetiva sala de espera, graças aos donativos conseguidos.Depois de fazer uma breve apresentação da revista anual da Liga, a presidente Ana Margarida Silva agradeceu aos beneméritos as contribuições, destacando os que doaram verbas mais significativas (António Parente, Caixa de Crédito Agrícola, Comissão Promotora do Arraial de S. Pedro em Caminha, Teatro do Noroeste, Oftaltec Lda e José Araújo e Alexandra Carvalho ADCD).

Mas na sessão, além de saudar as novas voluntárias que iniciaram funções depois da pandemia, a Liga homenageou e atribuiu diplomas a 20 dadores de sangue com 50 dádivas, a cinco dadores que já estenderam 75 vezes o braço para dar sangue e um diploma de honra ao vianense Armindo Manuel Costa Abreu que ao longo de uma vida dedicada aos outros, já deu o seu sangue 125 vezes!

No final da sessão, o presidente da Assembleia Defensor Moura, agradeceu as manifestações de apoio aos Amigos do Hospital e recordou que as rosas do jardim que a Liga plantou e trata há 41 anos, têm de continuar a ser adubadas e regadas todos os dias para que os doentes vianenses continuem a usufruir dos serviços desta instituição de solidariedade social.

Um grupo de acordeões da associação Maestro Zé Pedro atuou com o habitual brilhantismo no início da sessão solene e a Tuna de Veteranos de Viana do Castelo deu um singular contributo para a boa disposição com que decorreu a merenda convívio que encerrou o dia comemorativo.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.