Com a contribuição da Fundação da Caixa de Crédito Agrícola do Noroeste, a Liga dos Amigos do Hospital de Viana do Castelo ofereceu à ULSAM uma viatura para transportar a equipa de técnicos e o equipamento das brigadas de colheita de sangue, que o Serviço de Sangue do Hospital de Viana do Castelo realiza semanal e rotativamente em todos os concelhos do distrito.
Há alguns anos que passou a ter necessidade de recorrer a uma viatura alugada (táxi), para o transporte da equipa técnica e do equipamento, em consequência da natural degradação e inoperacionalidade da viatura oferecida pela Liga em 1987.
O ano passado, a Liga fez diligências junto da administração da Caixa de Crédito Agrícola do Noroeste e da respectiva Fundação, com o objetivo de obter uma contribuição para adquirir uma viatura com características adequadas, contribuição agora concretizada para um Peugeot Expert ligeiro misto, de seis lugares. Na última quinta-feira, dia 21, depois de obter o assentimento da Fundação, a Liga decidiu fazer o donativo da referida viatura à ULSAM, para servir nas Brigadas do Serviço de Sangue.
Como homenagem ao médico Eduardo Delgado, que interrompeu a sua atividade no Serviço de Sangue, ao fim de mais de 10 anos de dedicação à Promoção da Dádiva de Sangue e ao acolhimento de muitos milhares de dadores, a direção da Liga inscreveu na porta direita da viatura o seu nome, já distinguido como Amigo Honorário do Hospital e cujas qualidades o presidente da Liga, Defensor Moura, exaltou numa breve alocução.
Ao simbólico ato realizado junto ao Serviço de Sangue do Hospital de Viana do Castelo, estiveram presentes os principais dirigentes da Liga, da ULSAM e da Fundação Caixa Agrícola, além de profissionais amigos do homenageado.
L.H.