Limiano Rui Mendes conquista 3º lugar no concurso internacional “The Bartenders Society” em Paris

O Bartender Rui Mendes, natural de Ponte de Lima, conquistou o 3º lugar na final internacional da edição 2022 do “The Bartenders Society”, que decorreu no La Bellevilloise, em Paris.

Desde sempre que o jovem esteve ligado ao mundo da restauração, e esta paixão apareceu por volta dos 17 anos de idade. Mas foi na Universidade, onde frequentou o curso de Ciências da Comunicação que percebeu que o futuro passaria por outra área e que os seus interesses eram outros. “Comecei devagar, com os cocktails clássicos como a caipirinha e o mojito, mas depois quis sempre evoluir e querer saber mais e percebi que há muita coisa dentro desta área que me despertava interesse e que me faltava descobrir” afirma o jovem, que no último ano dos estudos decidiu ir para França trabalhar na área da restauração, e onde frequentou um curso na European Bartender School. Quando voltou para Portugal, esteve cinco anos no Algarve num bar, onde acabou por ganhar experiência. Com a pandemia, voltou às suas raízes, ao Minho, onde começou a trabalhar no Origens dos Arcos de Valdevez, um espaço de comida e coquetelaria, que abriu recentemente em Ponte de Lima.

O “The Bartenders Society” foi o primeiro concurso que participou durante os seus 29 anos e muito por incentivo da equipa do local onde trabalha. A primeira fase foi online, e depois seguiu-se a final nacional, que decorreu em junho, no Espaço Porto Cruz, no Porto, onde venceu e rumou a Paris para representar Portugal na final internacional.

“Na fase final, nós não sabíamos o que tínhamos a espera. Não podíamos levar nada, a exceção do material de bar. Então chegamos a sala e tínhamos lá tudo o que podíamos usar. Houve exigência, sim, mas ao nível das marcas. Tínhamos de usar as 3 marcas, Saint James, Marie Brizard e Caraibos nos dois cocktails, distribuídas como quiséssemos. Mas a ideia era sermos nós mesmos”, salienta.

O bartender apresentou dois cocktails inspirados nas suas raízes. “O primeiro cocktail com rum baseei-me em Ponte de Lima, no Minho e na estação do ano que estamos, onde dei nome de Autumn. Usei maçãs e peras, que nesta região temos em abundância, e avelã para dar um sabor mais quente, o sabor a Outono. O outro cocktail, Uncle’s Yard, sinto que já arrisquei mais um bocado. A inspiração foi o meu sobrinho, que adora tomates e come a qualquer hora do dia. E eu usei o tomate, o manjericão e o licor de Yuzu. Eu reconheço que arrisquei um pouco mais ao usar o tomate, porque sabia que maioritariamente os outros concorrentes iriam para sabores mais tropicais. E talvez tenha sido por isso que fiquei em 3ºlugar”.

A competição internacional contou com a participação de 18 candidatos oriundos de 15 países, nomeadamente a França, Bélgica, Espanha, Alemanha, EUA, Canadá, Japão, Taiwan, Grécia, Itália, UK, entre outros.

Atualmente trabalha no Origens, em Ponte de Lima, onde assume o cargo de Chefe de Bar. A lista de bebidas leva-nos a uma viagem de sabores e gostos provenientes de cada região do Minho. Com várias opções para todos os gostos e momentos da refeição. Tudo pensado ao pormenor por parte da equipa para despertar cada momento.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.