Os limites entre as freguesias de Monserrate e Areosa deverão continuar inalterados. O Tribunal Central Administrativo do Norte rejeitou, agora, um recurso da Junta de Freguesia de Areosa. Nele se questionava a decisão do “Administrativo” de Braga que não aceitou a ação interposta contra a vizinha Monserrate, integrante da atual União de Freguesias de Viana do Castelo.
Areosa defende que o território desta começa “a várias centenas de metros dos limites atualmente reconhecidos”, sendo reclamados terrenos onde, nomeadamente, se situa a Escola Secundária de Monserrate, os antigos estaleiros navais (atual West Sea), Enercon e o Campo d’Agonia.
O caso tinha sido objeto de julgamento em 2018, em Braga, tendo a autarquia da Areosa referido ter “documentos da própria freguesia de Monserrate” que “atribuem à Areosa os territórios reclamados”.
Uma alteração destes limites implicaria maior receita fiscal para a freguesia de Areosa. Em julgamento, Monserrate defendeu que os terrenos lhes pertencem há várias décadas.
O caso ainda é passível de recurso, desconhecendo-se se a Junta de Freguesia da Areosa o apresentará.