“Limpa e Aduba” já abrangeu 107 hectares no concelho

Iniciado em 2018, o programa “Limpa e Aduba” já cobre todo o território nacional. O coordenador , em entrevista, fala da vantagem do programa que financia a limpeza e adubação de áreas florestais com eucalipto.

Que programa é o Limpa e Aduba?

O Programa Limpa e Aduba (PLA) é um programa de apoio à gestão e manutenção florestal, destinado aos produtores de eucalipto, dirigido sobretudo a regiões de minifúndio e onde existem condições adequadas de solo e clima para cultura do eucalipto. Trata-se de um Programa plurianual, financiado a 100% pela CELPA (Associação da Indústria Papeleira).

Quais os objetivos do Limpa e Aduba?

Os principais objetivos do PLA é apoiar a implementação de boas práticas de gestão florestal nas áreas de eucalipto, concretamente ao nível do controlo da carga de combustíveis dentro da floresta (LIMPA) e na adubação florestal (ADUBA). Pretende-se reduzir o risco de incêndio, e simultaneamente contribuir para o aumento da produtividade florestal. Este Programa tem também uma componente muito importante de apoio técnico aos proprietários, divulgando boas práticas florestais, através de sessões de divulgação técnica e de visitas ao terreno. Outro objetivo do PLA passa pelo fomento da certificação florestal, dando prioridade às áreas certificadas ou em processo de certificação.

Qual a vantagem deste programa?

Na ótica dos proprietários e produtores florestais a vantagem consiste na redução dos custos de produção através da oferta do adubo ao que acresce um apoio financeiro ao serviço de adubação. Para beneficiarem deste apoio os produtores devem efetuar o controlo dos matos e, se aplicável, a seleção de varas, de forma a ter uma densidade de árvores adequada e a controlar a carga de combustíveis dentro da floresta. O PLA dá ainda apoio técnico aos proprietários aderentes. Importa também referir que se trata de um apoio que não implica qualquer compromisso sobre a madeira nem sobre a venda futura. Os proprietários apenas têm o compromisso de limpar os terrenos previamente à primavera de adubação.

Para os Parceiros, o Programa também é vantajoso porque contribui para a dinamização da atividade florestal nas suas regiões, levando os produtores florestais a procurarem os serviços dos Parceiros (ex.: identificação das estremas das parcelas, limpezas, adubações) e a interessarem-se pela gestão dos seus terrenos. Adicionalmente, o Programa Limpa e Aduba também concede um apoio financeiro aos Parceiros, apoio este que é proporcional à área angariada.  

Quais as especificidades do mesmo?

O PLA tem na sua lógica de implementação territorial incidir em regiões com condições de solo e clima adequadas para a cultura do eucalipto, onde existe potencial para a melhoria da produtividade florestal decorrente da intervenção do Programa e, simultaneamente, atuar em regiões de minifúndio, apoiando os pequenos proprietários florestais. Do ponto de vista do seu funcionamento, o Programa assenta numfuncionamento simples e sem burocracia. De uma forma resumida, os produtores florestais candidatam-se através da rede de parceiros, limpam as matas conforme as indicações técnicas, e posteriormente recebem o adubo para aplicação nas áreas aprovadas.

Há quanto tempo está implementado em Portugal? 

O PLA começou no outono de 2018 tendo a sua primeira campanha de adubação na primavera de 2019, nas regiões que designamos por Centro Litoral e Centro Interior (entre os rios Douro e Mondego) e também na região Sul Litoral que corresponde ao Sudoeste Alentejano. Na região Norte Litoral, a qual abrange os distritos do Porto, Braga e Viana do Castelo, o PLA arrancou um ano depois, com a primeira campanha de adubação na primavera de 2020, ao que se seguiram as campanhas de adubação das primaveras de 2021 e 2022.

Quem pode concorrer? 

Todos os proprietários, produtores, gestores ou arrendatários de povoamentos de eucalipto (exceto as áreas sob gestão da indústria) podem candidatar-se ao PLA. Os produtores podem aderir ao PLA através da Rede de Parceiros locais (Organizações de Produtores Florestais, Grupos de Cerificação Florestal, Madeireiros e Empresas Prestadoras de Serviço). Para se candidatarem ao Programa os produtores florestais, deverão escolher um dos parceiros aderentes e disponíveis na sua região, consultando o site do Programa (www.celpa.pt/melhoreucalipto/limpaaduba/). Alternativamente, poderão contactar o coordenador regional do PLA (André Ferreira – 915 678 696) que os ajudará na identificação dos Parceiros.

Quais os dados para o concelho de Viana. Quantos produtores florestais já participaram? 

No concelho de Viana do Castelo, entre a primavera de 2020 e a primavera de 2022 foram intervencionados e adubados 107 hectares, abrangendo 25 produtores florestais. Consideramos que este é um resultado ainda muito aquém da área potencial de eucalipto que poderia beneficiar deste apoio no concelho de Viana do Castelo, onde existem cerca de 8.675ha de eucalipto (Carta de Ocupação do Solo, 2018). Lançamos, portanto, o desafio aos produtores florestais em aderir ao Programa Limpa e Aduba, o qual os ajuda a rentabilizar os seus terrenos, tornando também o território florestal de Viana mais resiliente aos fogos e com mais gestão florestal.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.