Na nossa freguesia existem vários locais históricos e paradisíacos que merecem ser devidamente recuperados. Um deles é o Fincão que, para nós, é um dos lugares mais bonitos desta encantadora terra não obstante estar abandonado há vários anos de tal modo que a vegetação infestante cobriu praticamente todo o local.
A atual junta de freguesia presidida por Rui Mesquita, sensibilizado para o problema mandou proceder à limpeza do logradouro das ruínas dos moinhos existentes, da represa, do lavadouro público e do leito do rio Fincão até à mina.
Segundo nos disse Rui Mesquita o objetivo é, para além da limpeza do local e do rio, proceder à reconstrução dos moinhos e à recuperação da represa, bem como de toda a zona envolvente com a colaboração do prof. António Campos, um dos moradores mais antigos que melhor conhece aquela lindíssima zona. Um bom trabalho a ser realizado pela Junta de Freguesia.
7.º ANIVERSÁRIO DO GERA
O Grupo Etnofolclórico Renascer de Areosa (GERA) comemorou no passado dia 01 de dezembro, o 7.º aniversário da sua fundação com um jantar na Quinta da Presa que juntou cerca de 90 pessoas, na sua grande maioria componentes ativos do grupo, bem como alguns amigos que não quiseram perder a oportunidade de se juntar a esta comemoração.
O ano de 2019, foi segundo a sua Diretora Susana Cruz um ano repleto de atividade, reforçando a posição de destaque que o grupo já ocupa no folclore nacional e internacional.
Após receber reconhecimento enquanto instituição de Utilidade Pública passou também a fazer parte dos órgãos sociais da Associação CIOOF Portugal, atualmente presidida pela Fundação Inatel, que tem por fim estabelecer cooperação e solidariedade entre os seus membros, no âmbito da Organização e participação em festivais internacionais de folclore, bem como na preservação e divulgação da arte e cultura tradicional portuguesa.
Ainda segundo a sua Diretora, o grupo viu reforçada a sua capacidade de gestão, ao nível de organização de eventos, destacando-se a participação na organização do XXIII Festival de Folclore Internacional do Alto Minho, VI Encontro de Janeiras de Areosa e do Festival de Folclore inserido na Romaria da Senhora da Cabeça, em Freixeiro de Soutelo.
Participou ainda em Festivais de Foclores Nacionais e Internacionais em todo o país e a presença habitual nos diversos eventos culturais promovidos pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, na paticipação e organização conjunta com a Sociedade de Instrução e Recreio Areosense na Revista “Como Eu Vi Areosa”, em homenagem a Paulo Cruz e maetro José Pedro, cujos dois espetáculos esgotaram a lotação do Salão de festas da SIRSA, no Intercâmbio cultural realizado com o Grupo de Livramento de S. Miguel, Açores, iniciado em Viana do Castelo e que terminou com o Festival de Folclore na ilha de S. Miguel, Açores.
Este Grupo pretende continuar a evoluir enquanto associação cultural, cientes dos grandes desafios que surgem diariamente, mas com a sua união, o seu querer, a sua coragem e com a sua determinação ultrapassarão todos os obstáculos.
Felicitamos o Grupo Etnofolclórico Renascer de Areosa formulando votos para que concretizem todos os seus sonhos em prol do folclore nacional e especialmente da nossa Areosa.
BOAS FESTAS
O correspondente de Areosa deseja à Administração do “A Aurora do Lima”, aos seus colaboradores, correspondentes e leitores votos de Boas Festas.