Foi consignada a empreitada para a eletrificação da Linha do Minho entre Viana do Castelo e Valença, numa cerimónia que contou com a presença do ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques. Foi anunciado que a modernização/eletrificação da ligação de comboio Nine a Viana do Castelo ficará concluída até final deste ano, numa obra de 44 quilómetros de extensão.
“Faltam poucas semanas para a conclusão dos trabalhos do troço entre Nine e Viana do Castelo. Os primeiros comboios elétricos podem circular até Viana do Castelo ainda este ano”, afirmou o vice-presidente da Infraestruturas de Portugal (IP), Carlos Fernandes durante a apresentação, na última sexta-feira, em Valença, da segunda fase da empreitada de modernização do troço entre Viana do Castelo e Valença, consignada recentemente e com o prazo de execução de 22 meses.
Já o ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, disse que a “expectativa” do Governo é a de ter a modernização e eletrificação dos 134 quilómetros daquela ligação ferroviária internacional concluída “no início de 2020”.
Acrescentou, ainda, existirem “compromissos mútuos”, com Governo espanhol, para que a modernização da linha do Minho seja concluída, ao mesmo tempo, nos dois lados da fronteira, referindo-se aos cinco quilómetros que faltam junto à fronteira, de eletrificação, do lado espanhol.
O troço entre Nine (Braga) e Viana do Castelo está atualmente a sofrer obras de eletrificação e modernização e representa um investimento de 83 milhões de euros.
A consignação da empreitada entre Viana do Castelo e Valença, – com a presença de autarcas dos dois lados da fronteira, entre os quais o da capital do Alto Minho, José Mª Costa -, representa uma obra de 49 quilómetros de extensão, num investimento de 120 milhões de euros, para beneficiação da ferrovia, sistemas de comunicação, cantenárias e estações de potência de alimentação.
Este investimento vai permitir comboios mais rápidos, elétricos, possibilitando ainda o cruzamento de comboios de mercadorias através da duplicação de via em algumas zonas, nomeadamente em Carreço.
Entretanto., a Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL) congratulou-se com consignação da empreitada de eletrificação do troço entre Viana e Valença, defendendo, na oportunidade, a criação de uma ligação de comboios rápidos (Alfa/Intercidades) que ligue Vigo a Faro.