As eleições legislativas antecipadas decorrem a 30 de janeiro próximo.
Ex-edil de Viana é 3º pelo PS
José M. Costa é o número três do PS às eleições legislativas. O cabeça de lista continua a ser o courense Tiago B.Rodrigues, ministro da Educação nos últimos seis anos.
A secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves, de Caminha, continua na segunda posição. O ex-presidente da Câmara de Viana do Castelo, está em 3.º lugar e foi escolhido pela Federação Distrital do partido.
Anabela Rodrigues, psicóloga de Valença e atual deputada, é a número quatro. Segue-se Dora Brandão, advogada de Arcos de Valdevez que também assumiu o lugar de deputada na Assembleia da República, depois da saída de José Manuel Carpinteira. O número seis, último dos candidatos efetivos, é Pedro Armada, de Ponte de Lima.
PSD repete cabeça de lista
Jorge Mendes, Valença, é o cabeça de lista pelo distrito de Viana do Castelo às próximas eleições legislativas.
Eduardo Teixeira, atual deputado e vereador vianense não integra a lista, mas garantiu-nos que apoiou e continua a apoiar Rui Rio, reservando outras explicações para mais tarde.
Emília Cerqueira, deputada na atual legislatiura e advogada em Arcos de Valdevez, surge em 2.º lugar.
Segue-se João Montenegro, de Cinfães, distrito de Viseu, consultor empresarial e atual secretário-geral adjunto da direção do PSD, cargo que já ocupou durante a liderança de Passos Coelho e do qual seria adjunto quandoa quele foi primeiro-ministro. Foi também diretor de campanha de Santana Lopes nas eleições diretas de 2018 e é ainda vice-presidente do Instituto Francisco Sá Carneiro.
José Carlos Lago Gonçalves, Felismina Carlota da Rocha Barros e Vítor Morais Cruz completam a lista de efetivos.
Professor de Caminha encabeça lista da CDU
Joaquim Celestino Ribeiro, de 48 anos de idade, professor no Agrupamento de Escolas de Caminha, integrando o seu Conselho Pedagógico, é o cabeça de lista da CDU. É membro da Assembleia Municipal de Caminha e da Assembleia da CIM do Alto Minho.
Seguem-se, como candidato efetivos, Cátia Cebolo, assistente social, membro da Junta de Freguesia de Darque; Romão Araújo, advogado e professor no Agrupamento de Escolas de Melgaço, bem como membro da DORVIC; Rosa Sousa Fernandes, operária fabril e membro “Concelhia” de Ponte de Lima do PCP; Celina Sousa, educadora de Infância, da Assembleia Municipal de Paredes de Coura e do Conselho Nacional do PEV; e José Manuel Cunha, médico e presidente da Assembleia da União de Freguesias de Viana do Castelo.
Luís Louro é nº 1 do Bloco
O cabeça de lista do Bloco de Esquerda é Luís Louro, 59 anos, advogado, dirigente nacional e deputado municipal em Viana do Castelo. Foi presidente da direção do Viana Natação Clube e da Mesa da Assembleia Geral do S. C. Vianense.Seguem-se, Susana Braga, tradutora, de Ponte da Barca, e Jorge Teixeira, arquiteto e professor no IPVC. Lurdes Sousa, funcionária judicial em Caminha, Ricardo Pereira, professor do ensino secundário em Viana do Castelo, e Adriana Temporão, investigadora natural de Valença, são os restantes membros efetivos
PAN, CDS, Chega e IL
A outra força política com grupo parlamentar é o PAN, cujo cabeça de lista é Miguel Queirós, advogado. Seguem-se Karine Torres, ativista da causa animal, e Teresa Fontão, ativista pela causa ambiental.
Joana Mendes, advogada e deputada municipal em Ponte de Lima e filha do ex-edil Vítor Mendes, encabeça a lista do CDS/PP, enquanto o n.º 2 é Hugo Meira, líder da Concelhia vianense. Seguem-se Augusto Osório, Rosa Pereira, Renato Moreno e Manuel Fernandes.
Manuel Moreira, atual deputado na Assembleia Municipal vianense é o cabeça de lista do Chega. Os restantes candidatos efetivos são Natividade Barbosa (V.P. Âncora), Artur Trindade (Monção), Ana Rita Lima (Pte de Lima), Germano Miranda (Barroselas) e Gabriela Araújo (Viana do Castelo).
Já a Iniciativa Liberal apresenta, como n.º 1, a professora e ex-jornalista vianense Ivone Marques.
Nos lugares seguintes figuram Pedro Silva, Paula Amorim, Jonathan Garcia, Isabel Cambão e João Lima.