Literacia Científica ‘inaugura’ equipamentos

“Entendemos que a Ciência é um elemento de desenvolvimento em que queremos apostar”. Foi assim que José Maria Costa, presidente da Câmara de Viana do Castelo, juntamente com o vereador Ricardo Carvalhido, anunciou a programação de 2020 como Ano Municipal da Literacia Científica.

O programa compreende a abertura de cinco novos equipamentos, uma série de eventos e dois encontros. O investimento está estimado em dois milhões de euros, 1,7 através de fundos comunitários.

A nível de equipamentos, está previsto, já para março, a abertura, no Gil Eannes, do Museu Virtual da Memória Marítima, constituído por duas valências – Centro de Documentação do Mar e Centro do Património Imaterial do Mar de Viana do Castelo.

Para abril, está prevista, no edifício da Junta de Freguesia de Vila de Punhe, a inauguração da Porta do Neiva do Geoparque Litoral de Viana do Castelo | Museu do Mel e do Caulino, um centro de acolhimento turístico-educativo vocacionado para a valorização do património identitário da margem esquerda da Ribeira Lima.

Já em maio, abre, na Praia Norte, o Observatório do Litoral Norte – Laboratório Colaborativo para o Conhecimento do Mar de Viana do Castelo, o primeiro Laboratório Colaborativo de iniciativa municipal do país, dedicado à promoção e valorização do conhecimento do mar do concelho.

Em setembro, abrirá, no edifício da Escola Secundária de Lanheses, a Porta das Argas do Geoparque Litoral de Viana do Castelo | Museu do Património Mineiro das Argas, um centro de acolhimento turístico-educativo vocacionado para a valorização do património identitário da margem direita da Ribeira Lima.

O Parque Ecológico Urbano (Parque da Cidade) deverá abrir, de forma regular, as suas portas em junho. Em 2019, no sistema de visitas guiadas, sujeitas a marcação, teve mais de 19 mil visitantes, segundo foi revelado. A partir de junho, com a abertura permanente, deverá ter As Conversas de Fim de Tarde, iniciativa direcionada ao público em geral, na qual se pretende dinamizar conversas informais acerca da ciência.

ATIVIDADES DE CAMPO E LABORATÓRIO

A programação – que visa a promoção da Literacia Científica – inclui ainda Hands on Science, com atividades em laboratório e no campo, acompanhando o trabalho dos cientistas no âmbito da sua atividade regular.

A agenda de eventos para promoção da literacia científica inclui o projeto Ciência à Vista, que trará exposições como “As Mulheres na Ciência” (Centro de Mar) e a “Tabela Periódica em Croché” (CMIA). Outra das iniciativas é o Cientista do Mês, que dará a conhecer alguns dos cientistas mais emblemáticos e as suas descobertas.

Kids Dive – Mergulhar no Atlântico é um programa dedicado a três turmas selecionadas por concurso e de Viana do Castelo (2.º e 3.º ciclo, e secundário), tendo em vista a promoção do conhecimento do património natural que o Oceano representa através da interação com biólogos marinhos, divulgadores de ciência e instrutores de mergulho. Já o projeto Laboratórios Abertos inclui abrir os laboratórios da Rede Escolar de Apoio à Ciência e Apoio à Investigação Científica de Viana do Castelo ao público em geral para visitas, atividades laboratoriais e contacto com os cientistas.

Por fim, PubHD pretende que, uma vez por mês, dois ou três estudantes de mestrado/doutoramento ou recém mestrados/doutorados apresentem, num bar, o seu trabalho de investigação linguagem simples e acessível.

No que diz respeito aos Encontros, em março, no edifício da União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, em Carvoeiro, acontece o I Encontro de Entidades Gestoras de Baldios de Viana do Castelo. Em novembro, o Centro Cultural recebe o I Encontro de Ciência e Conhecimento de Viana do Castelo.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.