“Lojas Memória” com interesse histórico, cultural ou social

O projeto de regulamento municipal que define os critérios para classificação como “Lojas Memória” de estabelecimentos e entidades que apresentem interesse histórico, cultural ou social foi aprovado, por unanimidade, pelo município vianense. O inventário feito por todo o concelho identificou várias centenas de estabelecimentos de diferentes áreas e o regulamento deverá estar concluído antes do verão, para ser lançado um Roteiro das Lojas Memória.

O projeto de regulamento deverá ser apresentado na Assembleia Municipal em fevereiro, sendo que os critérios que vão dar origem à classificação como Loja Memória serão objeto de discussão pública por um período de 30 dias.

Para tal, conforme nos informaram, foi constituído um grupo de trabalho que identificou estabelecimentos com enquadramento no projeto, efetuou a recolha de dados e documentos pertinentes para a caracterização do comércio, cafetaria e restauração da cidade em geral e dos estabelecimentos selecionados em particular. O grupo de trabalho tem ainda a responsabilidade de definir níveis de classificação e tipos de proteção.

De acordo com a proposta, a classificação vai ser orientada por fatores distintivos – lojas que comercializam produtos de excelência, que mantenham a mesma atividade há 50 ou mais anos, que constituam espaços de referência artística ou arquitetónica e que adquiram especial relevância na história da cidade.

Está prevista, ainda, a criação de circuitos de visitação e a atribuição de benefícios fiscais ou outro tipo de apoios municipais para que, em situações de dificuldade, os estabelecimentos não encerrem ou possam ser transmissíveis a outras gerações ou entidades.

A criação de “Lojas Memória” conta com o apoio da Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC) e da Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo (APHORT).

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.