Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO) venceu a primeira etapa em linha da Volta a Portugal Edição Especial, impondo-se no alto de Santa Luzia, Viana do Castelo, ao cabo de 180 quilómetros, iniciados em Montalegre.
A subida vianense, em empedrado, fez-se em ritmo forte, reduzindo muito o pelotão, para deixar um grupo restrito na discussão da etapa. Luís Gomes revelou coragem, atacou de longe, a 175 metros da meta, e aguentou a aproximação dos rivais para triunfar ao fim de 4h24m41s. Dois homens da W52-FC Porto ocuparam as posições imediatas. Daniel Mestre foi segundo e Gustavo César Veloso terceiro, defendendo a Camisola Amarela Jogos Santa Casa.
O vianense César Fonte, da equipa Efapel, ficou na 14.ª posição. Na sua página de Facebook dizia: “num dia muito especial com passagem na minha terra Vila Franca e chegada à minha cidade, Viana do Castelo, quero deixar aqui um obrigado sentido a todos os que saíram à estrada com precaução para me apoiar a mim e a todo pelotão”. O vianense acrescentava: “foi uma etapa relativamente calma durante todo o dia, mas com o aproximar do início da subida a Santa Luzia a velocidade e o stress aumentou, não tive na discussão da etapa (14.°lugar), mas o principal objetivo era o nosso líder não perder tempo numa parte final complicada visto ter um problema mecânico”.
O ritmo foi muito endurecido após o final da fuga, mas acabou por assistir-se a um sprint numa montanha de terceira categoria. Os “cortes” de tempo alteraram o ordenamento da classificação geral, mas não mudaram o primeiro classificado.
Daniel Mestre amealhou pontos suficientes nas metas volantes da etapa para chegar ao fim da jornada em posse da Camisola Vermelha Cofidis, símbolo do mais regular. Luís Gomes é o dono da Camisola Branca e Vermelha Fidelidade, símbolo de melhor trepador, em igualdade pontual com Marvin Scheulen. O espanhol Carlos Canal (Burgos-BH) continua a ser o melhor sub-23, envergando a Camisola Branca IPDJ. Por equipas manda a W52-FC Porto.
(VPC/Imprensa)