No domingo, dia 19 de janeiro, muitos atletas responderam à chamada de Manuela Machado e participaram na 22.ª edição da Meia Maratona e 20.ª edição da Caminhada Solidária. A vitória foi para a atleta do Sporting Clube de Portugal, Solange Jesus, e para o atleta do Sporting Clube de Braga, Luís Saraiva.
“Aos 18 anos vi que a minha irmã tinha perfil para ser uma campeã de atletismo”, salientava, antes da partida, José Machado, de 58 anos. O irmão de Manuela Machado dava conta da vitória, em Vila Franca, que representou a primeira medalha. “A força do atleta está no algodão”, dizia, apontando para a t-shirt que vestia e que tinha 25 anos e tinha a cara de Manuela Machado.
Antes do tiro da partida, dado pelo autarca vianense, foi feito um minuto de silêncio pelo motociclista Paulo Gonçalves, recentemente falecido na Arábia Saudita, na prova do Dakar.
Luís Saraiva e Solange Jesus participaram pela primeira vez na prova e sagraram-se vencedores. O atleta do Sporting Clube de Portugal falava da dificuldade do vento, que o impediu de atingir o propósito. “O meu objetivo inicial era fazer marca para o Campeonato do Mundo de Meia Maratona. Assim que comecei a prova, com o vento, senti que não ia dar”, salientava.
Solange Jesus falava também da dificuldade do vento. “Comecei a gerir e correu bem. Foi uma estreia e ainda para mais vencer”, referia. Adiantando que “as pessoas saíram à rua e apoiaram bastante”.
O autarca vianense explicava que a prova é “uma das provas mais importantes que temos em Viana do Castelo. É uma grande festa do desporto e do atletismo e sobretudo é um grande tributo a uma grande campeã e a uma grande atleta, cidadã de Viana do Castelo”.
José Maria Costa falava do orgulho da comunidade vianense. “Estamos muito orgulhosos da Manuela Machado, a comunidade educativa, desportiva e a comunidade vianense tem de facto um grande orgulho não só pelo que fez ao longo da sua carreira como atleta, desportista e como campeã, mas pelo que tem feito desde que deixou as provas oficiais”.
O melhor vianense foi Miguel Ribeiro, que completou a prova em 1:05:49.12, e terminou em quinto lugar, na classificação final.
A verba angariada com a caminhada, 1.656,25 euros foi entregue ao Centro Paroquial Social de Santa Marta de Portuzelo.