Luso Galaico alarga celebração do 20º aniversário

O Surf Clube de Viana (SCV) organiza o XX Luso Galaico na praia da Arda, em Viana do Castelo, nos próximos dias 22 e 23 de setembro. Este clássico ibérico, que é um dos campeonatos regulares mais antigos da Europa, vai celebrar o seu 20º aniversário com uma grande festa, dentro e fora da água. As estrelas serão os melhores surfistas portugueses e galegos, bem como representantes de seis cidades membro da World Surf Cities.

A edição deste ano do Luso Galaico (LG) é homologada pela Federação Portuguesa de Surf (FPS) e pela Federación Galega de Surf (FGS) e, tal como sempre aconteceu, contempla três modalidades num único fim de semana: surf, bodyboard e longboard.

A parceira FGS estará representada pela sua equipa de juniores de surf e de bodyboard.
As comemorações fora da água têm início agendado para o final da tarde do dia 21 com um programa de confraternização de forte vertente cultural.

“O XX LG será a festa do surfing da Eurorregião Norte de Portugal-Galiza com um bom desempenho do SCV, que tem demonstrado, ao longo destes 20 anos, estar no top organizativo”, diz Roman Diez, presidente da FGS, que também espera bons resultados para os seus atletas.

A World Surf Cities estará representada por seis cidades: Arica, no Chile, Durban, na África do Sul, Santos, no Brasil, Viana do Castelo e Ericeira, em Portugal, e San Sebastián, no Pais Basco espanhol.

“Eu penso que a World Surf Cities é uma maneira ótima de promover a ideia de pessoas virem a uma cidade para surfar. É fantástico que essas pessoas possam ligar-se e partilhar diferentes ideias que beneficiam a maneira como encaramos o surf e promover a ida a cidades de surf, incluindo aquelas nas quais possamos nunca ter estado anteriormente”, refere Iain Campbell, natural de Durban e atual campeão do mundo de bodyboard.

Para João Zamith, presidente do SCV, “o LG irá, mais uma vez, potenciar a cooperação e a competição e promover o surf, o bodyboard e o longboard”.

Esta, que é a segunda prova do Viana Surf City Fest, funcionará como uma antecâmara tanto para o Pro Junior World Championship como para o APB World Bodyboard Championship (Mens’s), que acontecem entre 26 e 30 de setembro, na praia da Arda. Assim, o bodyboarder vencedor do LG receberá um wildcard de entrada direta para o Mundial de Bodyboard, que encerra o Viana Surf City Fest. E todos os vencedores receberão estágios de treino de competição no Centro de Alto Rendimento de Surf de Viana do Castelo.

O SCV já atribuiu um wildcard direto para o Campeonato Mundial de Juniores ao vencedor Sub 18 do Circuito de Bodyboard do Norte e ainda irá atribuir outro ao atual líder da categoria Open do mesmo Circuito.

20 Anos de muita cooperação, surf, bodyboard e longboard

O SCV organiza este campeonato de forma contínua desde 1998, com exceção do ano de 2012 por motivos de restrições de “financiamento” impostas pela Troika. Sendo, assim, um dos campeonatos europeus mais antigos.

O que começou como um projeto académico acabou por ser uma importante ferramenta de cooperação, sobretudo entre o Norte de Portugal e a Galiza, e um circuito de formação de referência para alguns atletas, entretanto conhecidos mundialmente, como João Guedes, Gony Zubizarreta, Manuel Centeno ou Rui Ferreira.

O LG também esteve sempre associado a momentos marcantes do Noroeste Peninsular, como: o Prestige Nunca Máis, as comemorações do Dia da Marinha Portuguesa, os 750 Anos da Cidade de Viana do Castelo, as Initiatives Océanes da Surfrider Foundation ou o Dia Europeu do Mar.

Teve sempre uma forte vertente de sensibilização ambiental, impulsionando mesmo a presença da Surfrider Foundation em Portugal.

Roman Diez faz um balanço muito positivo desta parceria com o SCV. “Para a FGS, o LG é uma maneira de unir o Norte de Portugal e a Galiza. Somos culturas muito próximas, cuja língua é um bom exemplo, apesar de, por vezes, parecermos distantes geográfica e culturalmente”.

“Trata-se de um campeonato com uma organização impecável ao longo destes 20 anos, levada a cabo por um dos clubes mais importantes e com mais história desta Eurorregião. Possibilitou-nos criar uma relação, não apenas de companheirismo mas também de confraternização no desporto, fomentando um vínculo de apoio entre as duas instituições”, acrescenta.
(SCV/Imprensa)

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.