O ato está marcado para o dia 03 de novembro, pelas 18h30, no polo de Monserrate da União de Freguesias de Viana do Castelo, na Alameda Alves Cerqueira, nº 470, autarquia responsável pela edição da obra.
Trata-se de um trabalho que faz uma retrospetiva das vivências das gentes da Ribeira de Viana, onde se enquadrou de alma e coração a autora. Madalena Passos, a Lena do Barrinhos, depois dos “Contos da avó Lena”, apresenta-nos o “Nasci na Ribeira” para falar de si, numa ligação profunda à vida intensa, com marca própria, deste espaço, predominantemente povoado por gente que teve quase sempre o mar como modo de vida.
Trata-se de um trabalho muito sentido, onde está plasmada toda uma vida de sacrifícios, mas igualmente de solidariedades, amizades fortes e culturas distintas, suficientemente enraizadas na Ribeira onde sempre viveu e que sente com alma. Mas não vale a pena ir muito longe nos comentários sobre este trabalho aturado da Madalena. Só lendo o livro se sente verdadeiramente o sentimento das gentes do espaço mais emblemático de Viana.
PJ