Magusto Intergeracional na nossa Freguesia

Realizou-se, no passado dia 12 de novembro, o Magusto Intergeracional na freguesia de Deão.

Uma parceria do Centro Social Paroquial de Deão (C.Dia e SAD), (Creche) e (ERPI), com a catequese paroquial de Deão. 

Foi uma tarde de festa, animação e convívio, onde foi evidente a partilha de carinho entre gerações e a recordação de tradições antigas.

Uma festa bem animada pelos artistas João Claro e Benvinda Costa, com muita música e alegria bem espelhada nos rostos das crianças, jovens, adultos e idosos!

Felizes tradições que vamos passando de geração em geração!

Um S. Martinho com muita alegria e animação.

A fogueira tradicional não faltou, assim como as brincadeiras e as castanhas.  

Zona Económica

Deão é uma freguesia do concelho de Viana do Castelo, que conseguiu em oitocentos metros em linha reta, conquistar equipamentos e valências de excelência. E hoje? Assistimos à perda de valências nos últimos anos, ao abandono dos equipamentos conquistados no passado. Assistimos ao afastamento dos jovens, da vivência da freguesia no seu dia a dia, sem participação nas atividades nem nas associações, ou até, usufruírem dos equipamentos existentes. 

Um edifício inaugurado no terreno Quinta do Daniel em 2019 “para a comissão de festas da freguesia dinamizar”, …passou a chamar-se “Sala de convívio/ Há comissão”, mas não se conhece qualquer tipo de atividade até ao momento, ou seja, nunca rentabilizado.

Investiu-se também no melhoramento do gimnodesportivo e bem, mas que não está a ser rentabilizado/potenciado. E o que temos, como investimentos relevantes na nossa freguesia, em prol da comunidade, de projetos de futuro? Uma capela mortuária, obra iniciada e que tarda em ser concluída. Será necessária? E projetos, que tocam no dia a dia das pessoas, a médio/longo prazo? 

Já ouviram falar da zona das atividades económicas de Deão? 

Quando temos freguesias do nosso concelho a aproveitar as mais-valias da futura ponte sobre o rio Lima, Deão continua num caminho sombrio.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.