Os protocolos assinados com as empresas Sarah Trading, Ultriplo e Wippytex para a colocação dos contentores permitem, ao fim um ano, a entrega de praticamente 14.400 euros para a Metamorphys – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Humano; ACISJVC – Associação Católica Internacional ao Serviço da Juventude Feminina; ACAPO- Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal – Delegação de Viana do Castelo; e Íris Inclusiva – Associação de Cegos e Amblíopes.
Os protocolos, em vigor desde 2015, têm por objetivo promover o reforço da cooperação social entre as entidades e desenvolver mecanismos de cooperação que tornem possível e promovam a participação conjunta em atividades de caráter social e de emergência. Ao todo, são cem contentores que servem para posterior entrega a instituições de solidariedade social, sendo que, por cada tonelada recolhida, é doada à autarquia uma quantia que visa o desenvolvimento de novos projetos de cariz social/ambiental.
A entrega decorreu na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo e contou com a presença da vereadora da Coesão Social, Carlota Borges.