Mais de mil treinadores estiveram em formação no concelho

Durante dois dias, 20 e 21 de março, mais de mil treinadores portugueses passaram pelo Centro Cultural da cidade. O Fórum da Associação Nacional de Treinadores de Futebol abriu com um minuto de silêncio pela morte do Cidadão Honorário de Viana, Rui Nabeiro.

Na sessão de abertura, o secretário de Estado do Desporto e da Juventude traçava a meta de em 2030 ter igualdade de género nos cargos de liderança, árbitros e praticantes. “Só 15% dos treinadores são mulheres. Estamos muito longe da média europeia”, frisava João Paulo Correia. Adiantando que “até 2030, Portugal tem de chegar à média europeia. O desporto é o meio mais eficaz para combater desigualdades”. O secretário de Estado do Desporto e da Juventude dava o exemplo de Espanha, que começou o caminho para a igualdade em 2015 e em 2022 “já apresentou novos dados”.

“Estamos cá para partilhar”, começava por afirmar o presidente da Associação. José Pereira manifestava-se satisfeito pela sala estar cheia. “Esta é a nossa força”.

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol referia que “o crescimento deste evento é fantástico. Este ano são mais de mil os inscritos”. Pedro Proença garantia que “hoje o treinador português tem o reconhecimento que lhe é devido”. Argumentando que “eventos como este são espaços privilegiados de partilha e conhecimento”.

Luís Nobre garantia que a Educação e o Desporto são “pilares essenciais da coesão territorial”. O autarca vianense manifestava que “o futebol deu um salto qualitativo de projeção do país”. Argumentando também que “a nossa cidade acredita verdadeiramente no desporto e quer ser, em 2023, a Meca do Desporto”.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.