Foi já no pretérito dia 29 de julho, dia da padroeira Santa Marta, que Manuel Alves (Pinto), no fim da missa das 08h, perante o pároco e a assembleia de fiéis, recebeu das mãos do José Vianinha a Cruz Paroquial.
É sempre um prazer enorme noticiar este tipo de disponibilidade das pessoas para assumirem a Mordomia da Cruz, serviço que vai exigir a sua presença em diversas celebrações litúrgicas (na paróquia e na diocese), além da presença nos funerais. Mas a satisfação aumenta quando sabemos estar perante alguém que o assume pela terceira vez (a última terá sido em 1973) e sabemos ter o apoio incondicional dos familiares.
Será essa, porventura, a primeira graça recebida, para além de muitas outras que desejamos venham a bafejá-lo por tal dedicação, a que acrescentamos votos de saúde para melhor poder acolher e partilhar tão ilustre residente. A Aurora do Lima deseja ao Sr. Manuel Alves e sua família as maiores venturas.
ALICE ANTUNES
No dia 05 de agosto, no Restaurante Camelo, Alice Antunes, perante uma plateia no limite da capacidade que as medidas sanitárias ainda impõem, apresentou-se como candidata à presidência da Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzelo, apoiada pela coligação PSD/CDS. Fê-lo ela própria, num papel misto candidata e Maria Papoila, conforme se intitulou e queremos acreditar que apenas no sentido de quebrar os formalismos protocolares. Debitou confiança, energia e entusiasmo, com o propósito e compromisso de servir e lutar sempre por Santa Marta de Portuzelo. Enfatizou com o sentido do dever e da responsabilidade, afirmando ser uma mulher que não pode desistir deste combate pela democracia, sem medo de ir contra qualquer interesse instalado. Para isso, afirma que nunca será refém de interesses pessoais ou partidários. Fá-lo, ainda, com o dever moral de retribuir a Santa Marta de Portuzelo as alegrias e bem-estar que nos proporcionou e continua a proporcionar. Sempre com Santa Marta no coração, diz ter alguns projetos arrojados, dispondo de contactos chave para os realizar, mas que nem todos serão dados a conhecer. Tem confiança e diz que vai ganhar no dia 26, para no dia 27 estar já a trabalhar a 100 %, com uma equipa em que cada um é bom naquilo que faz, com resultados na vida civil e não só. Espera uma vitória bem folgada, para que o sabor seja ainda maior que há quatro anos.
Intervieram os presidentes de junta eleitos pelo PSD, Paulo Maciel (atual, com o estatuto de independente), Hermenegildo Costa e Carlos Antunes, que não regatearam elogios à candidata Alice Antunes, assim como o presidente da distrital do PSD, Olegário Gonçalves, a deputada do mesmo partido Emília Cerqueira e Ilda Araújo Novo, em nome do CDS. Todos enalteceram a postura da Alice, designadamente o seu entusiasmo e vontade de estar presente nos momentos mais significativos. Orlando Antunes, apontado como candidato à presidência da mesa da assembleia de freguesia, realçou o respeito pelos valores da democracia e pelos eleitos.
Eduardo Teixeira, na qualidade de presidente da concelhia do PSD e candidato à presidência da câmara, distribuiu elogios pelos autarcas do partido que presidiram à junta de freguesia, com o entusiasmo que lhe é peculiar. Pena que essa forma de estar conduza a declarações inexatas, mas não é nosso critério cuidar nesta sede. Esse escrutínio caberá, em última instância, aos eleitores. Porém, afirmar que Carlos Antunes retirou a junta de freguesia ao Partido Comunista não é verdade. O único partido que, até hoje, venceu as eleições para a junta de freguesia foi o PSD, sozinho ou em coligação com o CDS. À parte esta reposição da verdade, mostrou-se convicto da grande vitória da Alice e da sua própria, apostando nas virtualidades de Viana do Castelo, que Deus e a natureza dotaram com tudo. O seu entusiasmo pegou-se à candidata Alice, que não resistiu a exclamar: «vamos dar cabo disto tudo, Eduardo»!
Conclusão a tirar é a de que a Alice não se poderá queixar da falta de apoio dos partidos da coligação, sobretudo do seu PSD.
São candidatos efetivos: Alice Antunes, António Antunes, Judite Sora, Orlando Antunes, Maria Elisabete Meixedo, Luís Simplício Brito, José Domingos Coelho, Ana Sofia Pereira, João Paulo Fernandes.