É já no próximo dia 20 de fevereiro que novos rostos e diferentes vivências tomarão conta de Darque. Inovadora e fraturante, a 1.ª Maratona BTT Vila de Darque vai ganhando forma, força e feitio. Até lá, preparam-se trilhos, abrem-se caminhos e percursos, angariam-se patrocinadores, organizadores, amigos e voluntários.
Devidamente acolhida pela Junta de Freguesia, organizada e pensada pela Associação Cultural e Recreativa Bombos São Sebastião – cujas raízes a Darque pertencem – e por estrutura competitiva sustentada na Cycling Team Monção Bike/LusoPrint, a iniciativa detém, igualmente, apoio e parceria da Associação de Ciclismo do Minho e da Federação Portuguesa de Ciclismo.
Tida como o arranque do reportório desportivo de época da Associação de Ciclismo do Minho e inserida no Campeonato Regional de XCM, a prova, que inicia pelas 9h30, contemplará percursos de distâncias categorizadas e dividas entre Maratona Curta (46 Km) e Maratona Elite (62 Km), prevendo-se passagem e visita por freguesias vizinhas como Mazarefes, Vila Nova de Anha, Vila Franca, Subportela, Deocriste, Portela Susã, Mujães e Geraz do Lima.
O local de partida e chegada acabará por ser o mesmo: a sede da Associação de Reformados de Darque, sita na Avenida dos Pescadores.
Embora em fases distintas do dia de competição, Centro Cívico (para estacionamento) e Pavilhão Gimnodesportivo de Darque (para descanso e banhos) serão, também, paragens de interesse para todos os participantes.
Apesar de agendado para breve, o evento acolherá interessados até data próxima do seu começo.
A todos os que manifestem disponibilidade, o período de inscrições, nomeadamente, na vertente Lazer – Não Federados, encontra-se aberto até ao próximo dia 16 do presente mês, podendo tal registo ser realizado através da página oficial da Federação Portuguesa de Ciclismo (www.fpciclismo.pt).