Marina Gonçalves toma hoje posse como ministra da Habitação

A caminhense Marina Gonçalves vai ser empossada pelo Presidente da República como ministra da Habitação, numa cerimónia marcada para as 18h.

Aos 34 anos, a ex-secretária de Estado da Habitação torna-se na mais jovem ministra do Governo.

António Costa garante que Marina Gonçalves tem “experiência governativa”. No currículo da nova ministra, disponibilizado na plataforma de LinkedIn – uma rede social de cariz profissional – Marina Gonçalves tem seis anos como membro do Governo, acompanhando de perto o percurso de Pedro Nuno Santos. E quase todos os cargos profissionais que assumiu estão ligados ao Partido Socialista (PS).

Licenciada em direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto, Marina Gonçalves começou o percurso profissional como advogada-estagiária na sociedade FALM. Durante os dois anos que exerceu a profissão na firma, conciliou o trabalho com o de assessora jurídica do PS.

Marina Gonçalves chegou Governo aconteceu em 2015, quando se tornou adjunta do secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares. Integrou o Ministério das Infraestruturas e da Habitação em fevereiro de 2019, onde esteve como chefe de gabinete durante nove meses.

Entre outubro de 2019 e setembro 2020, Marina Gonçalves foi vice-presidente do grupo parlamentar, tendo acompanhado as áreas da habitação, do trabalho e da segurança social.

E 2022, deixou a Assembleia da República para voltar ao Governo e assumir o cargo de secretária de Estado da Habitação.

Com a demissão de Pedro Nuno Santos, do Ministério das Infraestruturas e da Habitação. Marina Gonçalves vai assumir o cargo de ministra da Habitação, tornando-se a mais nova ministra do Governo de António Costa. E João Galamba, ex-secretário de Estado do Ambiente e Energia, vai assumir o Ministério das Infraestruturas.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.