Marinas vão ser concessionadas por 3,5 milhões de euros

Visando a concessão das marinas de Viana do Castelo, um investimento privado que deverá andar pelos 3, 5 milhões de euros, a administração do porto e a Câmara Municipal vão efetuar nova tentativa, a “curto prazo”, para a concessão.

Em causa está a doca de recreio, a jusante da ponte Eiffel, e a construção, na doca comercial, de uma marina, Atlântica. Prevista há mais de uma dezena de anos, a nova marina prevê a atracação de embarcações de maior dimensão. Estão previstos perto de 450 lugares de amarração.

Conforme referiu o responsável da APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, António Mimoso, durante um debate da CIM Alto Minho em V. P. Âncora, a marina atlântica terá entre 120 a 150 lugares para embarcações até quatro metros de calado. A doca de recreio disponibilizará cerca de 300 lugares para embarcações até três metros de calado.

Embora ainda não existe calendarização para a concessão, o início do procedimento deverá verificar-se no espaço de um ano.

Na circunstância, observou que aquelas infraestruturas estão previstas para “uma zona sensível da cidade, na frente ribeirinha, sendo necessária uma integração urbanística adequada e no âmbito do Plano de Pormenor que está em vigor naquela área”.

O insucesso das tentativas efetuadas entre 2009 e 2012 deve-se, argumentou, à “crise económica e financeira que o país vivia nesse período e pelo facto do caderno de encargos elaborado na altura ser demasiado exigente”. “Acreditamos que agora estão reunidas mais condições para voltar a tentar”, acrescentou.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.