O PEPE deixou-nos. Nada previa o desenlace porque era uma figura muito conhecida em Viana do Castelo, onde amiudadas vezes se deslocava para visitar os amigos, que eram muitos, ainda na véspera de nos deixar, telefonou de Ovar onde residia, para tantos, denotando boa disposição e a alegria de viver que o caracterizava. O seu percurso de vida ficou muito ligado ao futebol, modalidade que abraçou quando deixou os pais em Moçambique para estudar. O seu desporto preferido falou mais alto, abandonando os estudos.
Pepe, nome que adotou no meio futebolístico, para que os pais lá em Moçambique não descortinassem que se havia perdido pelo futebol!
Futebolista de rara qualidade, de educação esmerada, iniciou a sua carreira no Gil Vicente, de Barcelos de onde era natural. Transferiu-se para o Sport Clube Vianense, mantendo-se duas épocas a representar o nosso Clube. Os bastantes para granjear inúmeros amigos, quer no meio desportivo, quer na sociedade. Mas as suas qualidades de desportista e exímio praticante, depressa despertaram o interesse de emblemas de outros patamares, acabando por se transferir para o Vitória de Setúbal, da primeira divisão nacional, onde brilhou. Representou ainda o Barreirense, também da elite do futebol nacional. Dedicava à nossa cidade exemplar amor, deslocando-se até nós com muita frequência ao encontro dos inúmeros amigos que também por ele nutriam grande simpatia.
A.S.