Marta Paço conquista medalha de bronze no Campeonato do Mundo

Marta Jordão Paço, atleta do Surf Clube de Viana ficou em terceiro lugar no Campeonato do Mundo de Surf Adaptado. Com 13 anos e invisual, a atleta foi uma das três representantes lusas na prova.

A praticar surf há pouco mais de um ano, Marta Paço contou com o apoio do Município de Viana para a deslocação à Califórnia onde decorreu a competição. Em comunicado, o executivo já se congratulou pelo feito. “O executivo municipal congratulou-se com a conquista do bronze da atleta Marta Jordão Paço no ISA World Adaptive Surfing Championship, que decorreu na Califórnia, nos Estados Unidos da América”. O vereador do Desporto, Vítor Lemos, referia que “queremos apresentar a Marta como exemplo de superação e determinação“.

A adolescente integrou a comitiva da seleção portuguesa de surf adaptado no “ISA World Adaptative Surfing Championship”, que decorreu entre os dias 12 e 16 de dezembro, na praia de La Jolla, em San Diego, Califórnia.

O campeonato mundial de surf adaptado foi criado para dar aos surfistas com deficiência e mobilidade reduzida a oportunidade de participarem numa competição mundial no estilo paralímpico. Este ano, a prova contou com a presença de 120 atletas, provenientes de 24 países. Segundo a Federação Portuguesa de Surf, os três atletas portugueses foram escolhidos depois de um estágio liderado pelo treinador da equipa nacional, Bernardo Abreu.

Esta foi a segunda participação de Portugal no mundial de surf adaptado. No ano passado, o país estreou-se no campeonato com a participação do atleta Nuno Vitorino, numa prova que reuniu surfistas de 20 países, também na Califórnia. Em ambas as provas, os atletas contaram com a ajuda de um técnico exclusivo, de maneira a que se reunissem todas as condições para os incluir.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.