A vianense Marta Paço, com 14 anos, e Nuno Vitorino conquistaram os títulos de campeões europeus, em ASVI Ladies e em AS5 respetivamente, no 1.º Campeonato Europeu de Surf Adaptado, que terminou na praia do Cabedelo.
O CAR Surf de Viana foi uma estrutura fundamental na realização do EuroSurf Adaptive. Tendo todas as suas valências dado uma resposta de excelência a este evento, que foi o primeiro que contou com classificadores seniores do International Paralympic Committee (IPC) e da International Blind Sports Association (IBSA), potenciando a entrada do surf adaptado no Jogos Paralímpicos.
Tal como os dias anteriores já prometiam, foi uma final com um cenário de ondas “de grande qualidade para a modalidade, com os melhores atletas europeus de surf adaptado, oriundos de seis países, a darem um espetáculo de alto nível”.
“Estou muito feliz por ter ganho. Valeu a pena o esforço. Não foi fácil, pois competi em duas categorias. Espero que haja mais campeonatos”, referiu a atleta local, que teve uma prestação fantástica ao longo do campeonato e “chamou” muitos apoiantes às duas praias onde decorreu a competição.
“Estou feliz com este resultado, pois eu queria ser campeão europeu. Trabalhei para isso. O meu próximo objetivo é ser campeão do mundo, não sei se já o atingirei este ano”, disse Nuno Vitorino.
Os espanhóis Aitor Francescena, em ASVI, e Ibon Muguerza, em AS1, os franceses Eric D’Argent, em AS2, Laura Dominguez, em AS2 Ladies, Katell Ropert, em AS5 Ladies, e o italiano Massimiliano Mattei, em AS4, sagraram-se também campeões da Europa no EuroSurf Adaptive.
Segundo Bernardo Abreu, selecionador nacional, os resultados individuais foram muito bons e como a equipa tinha um número reduzido de elementos, o terceiro lugar também foi bom.
Vitor Lemos, vice-presidente e vereador do desporto na Câmara Municipal afirmou, na cerimónia de entrega de prémios, que “é sempre um orgulho participar nestes projetos com o SCV”.
O 1st European Adaptive Surfing Championship já está certificado em sustentabilidade pela Sustainable Tourism & Outdoors Kit for Evaluation (STOKE), sendo, assim, o primeiro evento de surf da Europa com esta certificação, após ter sido avaliado a nível da sua gestão sustentável, da gestão do seu impacto socioeconómico e do seu impacto ambiental.
Em paralelo com o campeonato, realizaram-se diversas atividades. De destacar o International Adaptive Surf Congress, que aconteceu diariamente no CAR Surf de Viana.
Tratou-se de um evento aberto ao público em geral e que trouxe um vasto leque de especialistas nacionais e internacionais, tendo sido para alguns deles a sua primeira visita ao território português. Este evento foi um êxito, sobretudo, no que respeita a partilha de conhecimento e de boas práticas. Tendo registado uma participação de cerca de duas centenas de pessoas; experiências de surf adaptado, desde aulas de surf, ações de sensibilização e sustentabilidade ambiental, convívio com os atletas, apoio à seleção nacional de Surf Adaptado e, especialmente, à atleta local, Marta Paço.