Mazarefes vive Festas de São Simão e São Bento

A Festa de S. Simão em Mazarefes, conhecida no passado pelas melancias e pelos segredos, volta este ano a alegrar, nos dias 14 e 15 de agosto, a Veiga de S.Simão. Numa atmosfera de plena comunhão com a natureza, sente-se a liberdade e a simplicidade desta que é uma festa típica minhota mas ao mesmo tempo peculiar na região. A área envolvente dá-lhe um certo ar místico. No silêncio da alvorada são muitos os campistas aventureiros que vivem o amanhecer da Veiga de S.Simão, o orvalho, o som da água a correr, o cheiro a eucalipto e os grilos a estridular, que contrasta com as tardes quentes de concertinas, música, gargalhadas, reencontros e alvoroço. 

A edição deste ano é marcada, como sempre, pelos pontos altos da devoção religiosa a S.Simão e S. Bento: a Eucaristia solene seguida da procissão, mas também pelo lado profano inerente a qualquer festa popular. Este ano para além do Cortejo, que tem como tema os anos 80, os artistas musicais que animam as noites de 14 e 15 de agosto também deixam as pessoas curiosas e com vontade de descer até à veiga. 

Esta pequena festa, tal como muitas outras por todo Portugal nesse dia, pretende dar aos emigrantes que passam o ano inteiro a trabalhar no estrangeiro, a oportunidade de viver as tradições que lhes escapam durante os dias de trabalho. E pedir proteção para o ano que se segue e na volta para o país que os acolheu. 

É a festa dos reencontros, dos emigrantes, das melancias, dos segredos, das memórias do passado e das memórias que ficarão para o futuro. É a festa de S.Simão, onde Mazarefes vive a tradição. 

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.