A PSP informou-nos, em, nota remetida, que nos últimos meses tem detetado um volume invulgar de denúncias de burlas efetuadas através da aplicação informática de pagamentos e serviços MBWAY – uma aplicação que permite efetuar compras e transferências imediatas através de um smartphone ou de tablet.
Neste tipo de ocorrência, os suspeitos aproveitam o desconhecimento das pessoas relativamente a esta aplicação para conseguirem associar os cartões bancários das vítimas aos números de telemóvel que os próprios suspeitos utilizam, ficando, desta forma, a controlar os cartões bancários das vítimas através da aplicação.
Na área do Comando Distrital da PSP, em Viana do Castelo e Ponte de Lima, foram reportadas, até ao momento, cerca de uma dezena de ocorrências em que os suspeitos utilizaram este método..
Refere a PSP que numa das ocorrências, no dia 14 de janeiro último, um suspeito contactou telefonicamente um senhor e disse estar interessado em adquirir um artigo que tinha colocado num site de compra e venda online, propondo-se a fazer o pagamento através da aplicação MBWAY. Perante o desconhecimento da vítima, o suspeito indicou que aquela se devia deslocar a uma caixa de multibanco, colocar o seu cartão, selecionar a opção MBWAY e depois introduzir o número de telefone do suspeito, bem como o código por ele fornecido, convencendo a vítima que, dessa forma, iria receber o valor acordado.
Numa outra ocorrência, a 22 de janeiro, um senhor foi igualmente contactado por um suspeito que pretendia efetuar uma reserva num estabelecimento de hotelaria e turismo, pagando através de MBWAY. Também nesta situação, o suspeito convenceu a vítima a deslocar-se a uma caixa multibanco e introduzir o número de telemóvel e o código fornecido pelo suspeito.