Meio milhar de pessoas de todo o país em Viana

A

 cerimónia de inauguração da praça Nelson Mandela foi o ponto alto do terceiro e último dia do Ubuntu Fest Viana do Castelo, que mobilizou mais de 500 pessoas, especialmente jovens, e que fez do Instituto Politécnico de Viana do Castelo o epicentro do movimento que teve como fundamento construir pontes, ‘esperançar’ e reparar.

No Dia Internacional Nelson Mandela, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo “acolheu” a praça Nelson Mandela, dedicada à personalidade que se “esforçou para servir o bem”, conforme indicou o presidente do Instituto Padre António Vieira (IPAV), Rui Marques, no momento mais simbólico do último dia do Ubuntu Fest Viana do Castelo, que decorreu no IPVC.

Instituído em 2009 como o Dia Internacional Nelson Mandela, o dia 18 de julho, dia do nascimento do líder sul-africano, marcou o encerramento do maior momento Ubuntu do ano, com a presença de estudantes de norte a sul do país, distribuídos por 44 escolas de 34 concelhos, entre muitas personalidades nacionais e internacionais.

“O nosso compromisso hoje é que também possamos ser assim, que nos esforcemos para servir o bem”, rematou Rui Marques, após a inauguração do monumento criado pelo docente de design Jorge Teixeira, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico, na simbólica Praça Nelson Mandela, junto ao auditório dos Serviços Centrais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Presente também na inauguração, além de uma comitiva de África do Sul, país-natal de Nelson Mandela, o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, destacou a “formação formal como elemento central na vida de um jovem, embora essa formação deva ser complementada com competências sociais, que são igualmente fundamentais para o vosso percurso de vida”. A encerrar, Luís Nobre deixou o desafio a todos os presentes, apelando a que “aquele momento simbólico se torne um momento estrutural”.

O Ubuntu Fest Viana do Castelo ficou marcado por uma série de workshops, partilhas de testemunhos, momentos emotivos, celebrações e um mergulho intenso na cultura do Alto Minho. Tudo sob o chapéu de três conceitos-chaves: construção de pontes; “esperançar” e ser capaz de contribuir para um mundo melhor e, por último, “reparar”.

O Ubuntu Fest Viana do Castelo registou a presença de mais de 400 estudantes nacionais. Este momento de celebração da unidade, da inovação e do espírito Ubuntu foi organizado pelo Instituto Padre António Vieira (IPAV), em parceria com o Politécnico de Viana do Castelo.

O Ubuntu Fest Viana do Castelo teve o apoio do PRR BAITS-IPVC (projeto cofinanciado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência pela União Europeia) e cofinanciado pelo POCH – Programa Operacional Capital Humano.    

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.