Uma rede viária, seja ela da categoria que for, sendo bem estruturada, bem dimensionada e com boa manutenção é uma mais-valia para todos quantos usufruem da mesma. Mas, se por qualquer motivo existem dúvidas que assim não seja, então em que estado fica o comum dos mortais quando no auge de uma daquelas necessidades mesmo impreteríveis a via pública não lhe oferece as condições mínimas desejáveis, ficando assim delas privado, não podendo realizar o mais simples transporte por um veículo pesado, ou mais grave ainda, quando um serviço de urgência de saúde ou socorro fica impedido de se fazer por falta de adequada passagem.
Para análise destes casos, e claro está para muitos outros, existem as autarquias locais as quais equacionam estes problemas para a sua resolução. Quanto a nós, carrecenses, temos o privilégio de estarmos bem servidos quanto a essa matéria, senão façamos uma análise de quantos alargamentos foram já levados a efeito pelo executivo presidido pelo Eng.º João Pinho. Mas, a Câmara Municipal também atua nessa conformidade, pois quando uma obra carece de aprovação o perfil da via pública confrontante está em análise.
É nestas simples linhas de orientação que está em curso uma obra de construção particular e a eliminação de mais um estrangulamento da nossa rede viária. O caso presente situa-se na rua de Cal, no lugar de Montedor. Os condutores de viaturas ligeiras provavelmente não se apercebiam muito do obstáculo aquando da passagem naquele local, mas os de pesados que o digam, se era ou não um problema ali passar.
Muito se tem feito nesta matéria de eliminação de estrangulamentos. Sem dúvida alguma muito se tem feito. É uma realidade insofismável, mas é conveniente também dizer que não está tudo feito, ainda falta realizar muito mais na nossa rede viária. Para tal é que temos as nossas autarquias e elas têm dado provas cabais de competentes, dinâmicas e atuantes. É fundamental que assim seja, para bem de todos os utentes da via pública, porque como dissemos no início, é uma mais-valia que todos tenhamos bons e dignos acessos às nossas habitações. Carreço pelo que de si dá à comunidade municipal, temos a convicção que merece qualitativamente melhores acessibilidades com especial enfoque quanto aos pavimentos das mesmas.