Caminha recebe um dos 21 concertos do Festival Regresso ao Futuro que marca o arranque do verão no panorama musical do país. Miguel Araújo, o nome anunciado para o palco do Teatro Valadares, esgotou a sala em poucos dias, mas a Câmara Municipal de Caminha já arranjou alternativa para que mais pessoas possam assistir ao concerto em direto e contribuir, com géneros alimentares não perecíveis, que serão recolhidos e distribuídos pela União Audiovisual, junto dos profissionais dos setores das artes que se encontram em situação de vulnerabilidade. O concerto terá lugar dia 20 de junho, pelas 21h30.
O Município vai transmitir o concerto em direto para o Largo Calouste Gulbenkian, também na vila de Caminha, que terá um ecrã gigante e lugares sentados, marcados e afastados de acordo com as orientações da Direção Geral de Saúde aplicadas aos equipamentos e espaços culturais.
A assistência ao concerto será gratuito mas cada pessoa que queira poder partilhar o momento, terá que levar géneros alimentares que servirão de “moeda de troca” para a aquisição do bilhete, situação obrigatória. Para Miguel Alves, presidente da Câmara Municipal de Caminha, “o alargamento deste concerto para a rua estava pensado desde o início porque sabíamos que o Miguel Araújo facilmente esgotaria os lugares disponíveis do Valadares.
A ideia é dar a mais gente a oportunidade de acompanhar o concerto, trazer a música e a solidariedade para a rua e assim, valorizar ainda mais o espaço público e a oferta cultural do concelho”.
O edil não tem dúvidas em afirmar: “a escolha de Caminha para este enorme festival foi um privilégio que queríamos honrar com mais público e com um contributo maior para os artistas e agentes culturais em dificuldades. Não é a mesma coisa assistir na Praça ao concerto, por isso é que não cobramos dinheiro, mas não deixa de ser um momento extraordinário contarmos com um músico com a qualidade do Miguel Araújo em dois “palcos” ao mesmo tempo”.