Militantes querem “mudar” PSD em Viana do Castelo com candidatura de Orlando Antunes

Um grupo de militantes do PSD de Viana do Castelo anunciou, esta quinta-feira, a candidatura de Orlando Antunes à concelhia do partido, atualmente presidida pelo ex-deputado e atual vereador da câmara Eduardo Teixeira, cujas eleições decorrem dia 26 de novembro.

“Entendemos que um conjunto de valores que norteiam o Partido Social Democrata se tem vindo a desvirtuar, pondo em causa a construção e a consolidação de uma sociedade que se quer cada vez mais justa e livre”, sustenta o grupo de militantes formado em fevereiro último, em comunicado enviado às redações.

O grupo de militantes do PSD, composto por Álvaro Queirós, Duarte Martins, Luís Grenho, Luís Sanches, Marília Nunes e Ricardo São João, explica que a candidatura de Orlando Antunes, de 51 anos, a primeira a ser anunciada publicamente, representa “uma alternativa ao projeto político desenvolvido pela atual estrutura concelhia do PSD de Viana do Castelo”.

Eduardo Teixeira, atual presidente daquele órgão autárquico, não se pode candidatar ao cargo por ter atingido o limite de mandatos, três, com duração de dois anos. “Internamente ainda propusemos aos atuais dirigentes que se realizassem plenários temáticos, no sentido de abrir o partido aos militantes e construir um pensamento global e estratégico para o concelho de Viana do Castelo, mas não fomos ouvidos”, sustentam.

Os militantes que apoiam a candidatura de Orlando Antunes à liderança da concelhia do PSD, dizem estar “conscientes das dificuldades que o partido atravessa”, mas afirmam “saber o que é necessário mudar para se obterem resultados diferentes”.

“Pior do que errar, é continuar a insistir no erro. Dissemos que avançávamos por um PSD forte, coeso, coerente e que fosse verdadeiramente de todos os militantes. Também dissemos que o importante seria sempre o projeto de mudança, independente do rosto que o pudesse liderar, e nunca, mas nunca, fizemos questão de estar em lugares cimeiros nem em qualquer lugar que fosse”, sustentam os militantes.

O grupo garante que “foi com esse espírito de abnegação” que resolveu “apoiar a candidatura do militante Orlando Antunes, à liderança da concelhia do PSD de Viana do Castelo”.

“Fazemo-lo porque reconhecemos no militante Orlando Antunes a capacidade de liderança, a competência, a determinação e a seriedade que o cargo exige. É com esse mesmo espírito de abnegação que o deixamos completamente à vontade para escolher e constituir a sua equipa, não impondo nada, mas continuamos completamente disponíveis para colaborar com ele, quer seja dentro ou fora da estrutura”, sublinham.

Orlando Antunes, natural da freguesia de Santa Marta de Portuzelo, em Viana do Castelo, tem formação académica nas áreas de contabilidade e administração pública, finanças públicas e gestão orçamental, desempenhou funções nos Ministérios do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, das Finanças e da Defesa Nacional, sendo, atualmente, inspetor superior da Segurança Social.

“No próximo dia 26 de novembro, os militantes do PSD de Viana do Castelo, poderão escolher uma nova liderança que na sua essência pretende devolver o partido aos militantes e, consequentemente, devolver a social-democracia a Viana do Castelo”, sustenta o grupo de militantes.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.