Ministro da Administração Interna associa-se ao 240.º aniversário

Os Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo assinalaram, no último fim de semana, os 240 anos de existência com um ato simbólico que incluiu uma ida ao cemitério e cumprimentos aos operacionais, onde o autarca vianense, José Maria Costa, deu conta de uma missiva do ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, que se associou ao aniversário da corporação.

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e o comandante dos Bombeiros Sapadores depositaram no Cemitério Municipal uma coroa de flores em memória aos bombeiros falecidos e visitaram o quartel, onde foi hasteada a bandeira da corporação, num ato simbólico que contou também com a presença do CODIS, em representação de todas as forças da Proteção Civil do distrito.

Neste ato, o autarca vianense enalteceu o trabalho desenvolvido pelos bombeiros, sobretudo nesta altura, e deu conta da carta enviada pelo Ministro da Administração Interna.

Na missiva, Eduardo Cabrita expressava o seu “vivo reconhecimento” pelo trabalho dos Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, lembrando a longevidade que é “digna de registo, tanto para as gerações que têm servido a causa da proteção e socorro às populações, como dos cidadãos que continuam, mais de dois séculos depois, a poder contar com tão profissionais e abnegados serviços”.

“Num momento particularmente difícil para o país, em que todos somos poucos para travar esta luta desigual, os bombeiros ganham ainda mais peso naquela que é a resposta necessária à pandemia que enfrentamos”, sublinha o governante, desejando “os maiores sucessos pessoais e profissionais” e agradecendo o papel do Município “de garante da estabilidade na prestação de socorro às gentes de Viana do Castelo”.

As comemorações previstas, recorde-se, foram adiadas para um momento mais oportuno, altura em que será apresentada uma exposição alusiva aos 240 anos dos Bombeiros Sapadores, bem como a apresentação do projeto de ampliação do Centro Municipal de Proteção Civil.

Fundado em 22 de março de 1780, com a designação original de Companhia da Bomba, o corpo dos Bombeiros Sapadores Viana do Castelo é atualmente o terceiro mais antigo de Portugal, logo a seguir aos Sapadores de Lisboa e Porto, sendo um serviço da Câmara Municipal, de quem depende administrativamente. Conta com uma estrutura profissional constituída por mais de 50 operacionais.

Dispõe de veículos de combate a incêndios, veículos tanque, um veículo auto escada com trinta metros, ambulâncias de socorro, viaturas de socorro e assistência estratégica, veículo de comando, veículo de apoio a mergulhadores, veículos de apoio diverso e bote de socorro e resgate.

Em termos de capacidade intervenção, está preparado para incêndios, desobstrução e desencarceramento, matérias perigosas, salvamento em grande escala, ambiente subaquático e mergulho e ambientes de condições atmosféricas e anticorte.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.