Ministro da Educação na reabertura da Pousada da Juventude

Ocorreu esta semana a reabertura da Pousada da Juventude, depois das obras de requalificação, num ato que contou com a presença do presidente da Câmara, José Maria Costa; do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues; e do presidente da Movijovem, Nuno Chaves.

Na ocasião decorreu uma visita à Pousada, totalmente requalificada com novos circuitos, novas zonas de higienização e um aumento de segurança nas zonas de refeição. merecendo assim um novo selo da DGS “Pousada da Juventude Segura”.

A empreitada, uma obra de 200 mil euros, foi suportada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e pela Movijovem.

Tiago Brandão Rodrigues notou, a propósito, que não se trata de “um edifício qualquer”, destacando a arquitetura de excelência de Carrilho da Graça e realçando o facto de a Pousada da Juventude de Viana do Castelo ostentar agora o selo “Pousada de Juventude Segura”, lançado em coordenação com a Direção Geral da Saúde (DGS).

À margem da inauguração das obras, o ministro da Educação adiantou que todas as escolas, a partir do próximo ano, vão ter uma reserva de recrutamento tanto para assistentes operacionais como assistentes técnicos.

“Fizemos algo que não existia até agora. Tanto os assistentes operacionais, como os assistentes técnicos vão poder ser substituídos na possibilidade de algum faltar num período de 12 dias. Todas as escolas, a partir do próximo ano, vão ter uma reserva de recrutamento tanto para assistentes operacionais como assistentes técnicos. A partir do momento em que existe uma lista de substituição que atua rapidamente essa questão [falta de funcionários] não se põe”.

Anunciou também um investimento de sete milhões de euros para garantir máscaras e outros equipamentos de proteção individual às escolas para o regresso às aulas em setembro.

“As orientações já seguiram para as escolas e, neste momento, os diretores já se estão a preparar para fazer a aquisição das máscaras comunitárias. Toda gente terá, efetivamente, máscaras para poder enfrentar o primeiro período. Depois daremos a dotação às escolas para o segundo e terceiro períodos. Para o primeiro período a dotação orçamental foi de sete milhões de euros”, afirmou Tiago Brandão Rodrigues.

O ministro destacou que a aquisição do material “certificado” deverá acontecer localmente para “agitar positivamente” a economia de cada região.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.