Manuel Pizarro já enviou uma resposta à Liga dos Amigos do Hospital que reivindica a criação do serviço de Radioterapia na Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).
“O assunto está a ser estudado, de forma aprofundada, nos Serviços do Ministério da Saúde. Espero estar em condições de tomar uma decisão no primeiro trimestre de 2024“, respondeu o ministro. Defensor Moura, enquanto membro da Liga dos Amigos do Hospital que promoveu um abaixo-assinado, deu conta da resposta do ministro. “Trata-se de matéria delicada, que tem de ser analisada com todo o rigor. É isso que temos vindo a fazer, valorizando sobretudo a qualidade dos cuidados prestados aos doentes. A radioterapia, como muitas outras tecnologias do serviço da saúde, tem sofrido uma grande evolução. Os tratamentos são de tipologia muito diversa, mais precisos, permitindo administrar maior dose, com menos efeitos laterais”, continua Manuel Pizarro.
A Liga considera que a resposta é “insatisfatória” e promete continuar a reivindicar este serviço.
O ministro da Saúde esclarece ainda que “é imperioso assegurar que o importante valor da proximidade, acarretando menor incomodidade para os doentes, não tenha como contraponto uma redução da sofisticação técnica dos tratamentos”.
Defensor Moura considera que “muito provavelmente a descentralização de cuidados até permitirá poupar recursos, visto que as longas viagens, além de incómodas para os doentes, são muito onerosas para o SNS”. C.M.R.