Ministro inaugura pavilhão do Atlântico

Com a presença do ministro da Educação, foi oficialmente inaugurado, esta terça-feira, o Pavilhão do Atlântico. Um investimento de mais de 1, 3 milhões de euros e que dará apoio à Escola EB 2/3 Pedro Barbosa. No período do fim de tarde e fins de semana, servirá a comunidade local e as associações desportivas.

A infraestrutura situa-se num terreno, com a área de 1785 metros quadrados, em gaveto entre a Avenida do Atlântico e a Rua Dr. Pedro Barbosa. Dois corpos paralelípedos integram uma área de jogo de um imóvel com a altura livre de 7,5 metros e que dispõe, nomeadamente, de vestiários e balneários para 20 atletas cada, para treinadores e árbitros, instalação de primeiros socorros, receção e bancada para 152 lugares sentados. Nele está também colocado um painel de azulejos de Mário da Rocha, o promotor do “Arte na Leira”.

Na inauguração, o ministro apresentou-se também como alto-minhoto e conhecedor de Viana do Castelo, destacando a aposta deste Município na Educação e no Desporto, comparando-a ao nível de municípios de grande dimensão.

Falou do sucesso educativo, da dinâmica do tecido associativo e desportivo vianense, incluindo a vertente do desporto para todos, bem como a aposta na valorização dos desportos no mar e no rio. Aquele recordou ainda os seus tempos pelas terras do Alto Minho.

O chefe do Município vianense congratulou-se também com a visita do ministro da Educação e enfatizou o papel da escola pública. Neste contexto, destacou a importância das infraestruturas e dos projetos pedagógicos. Salientou, ainda, a aposta da autarquia no estabelecimento de parcerias para o desenvolvimento de projetos educativos.

NOVE MILHÕES PARA OBRAS

José Maria Costa deu, ainda, conta de que a autarquia irá investir, no ano letivo que agora se iniciou, cerca de nove milhões de euros, com apoios do Governo e de fundos comunitários. Serão, designadamente, na requalificação dos pavilhões das escolas EB 2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires, EB 2,3 e Secundária de Barroselas, da EB 2,3 Pintor José de Brito, em Santa Marta de Portuzelo e da EB 2,3 de Castelo do Neiva.

Após uma visita às instalações, na companhia do presidente do Câmara de Viana do Castelo, do seu homólogo de Melgaço e de outras autoridades, decorreu ainda a cerimónia de assinatura de contratos ao abrigo do PRID – Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas, um investimento que envolve o Instituto da Juventude e Desporto e que tem crescido, exponencialmente, nos últimos anos. São, este ano, meio milhão de euros para coletividades minhotas, nomeadamente para obras nos balneários e instalações desportivas, nos concelhos de Caminha, Paredes de Coura, Melgaço, Fafe, Vila Verde, Braga, Esposende e Vizela. O programa, conforme sublinhou o ministro, contempla “50% de um investimento até 50 mil euros”.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.