A Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo tem, pela primeia vez, um Conselho Consultivo. A posse ocorreu na tarde da última terça-feira. O novo órgão é constituído por Mário Guimarães, provedor da instituição, e Amadeu Morais Antas, vice-provedor, bem como Júlio Vasconcelos, presidente da Assembleia Geral. Integram-no, ainda, o presidente do Definitório, Francisco Gonçalves Moura, Carlos Veiga Anjos, João Silva Vaz, Johan Stevens, Pedro Rodrigues e Manuel Alfredo Morais Meira.
Todos eles são “irmãos” da Misericórdia, personalidades de diversos quadrantes e experiência em diversas áreas. O novo órgão visa a consulta, apoio e participação na definição das linhas gerais de atuação da instituição.
De acordo com o Provedor, com a criação do Conselho Consultivo pretende-se “reforçar a salvaguarda dos interesses da instituição, com a obtenção de pareceres sobre os vários assuntos de relevo que sejam colocados à sua inconsideração, os quais apoiarão e robustecerão” as decisões da Mesa Administrativa.
Mário Guimarães enfatizou, mesmo, que este ato demonstra a vitalidade e o dinamismo, acreditando que o Conselho Consultivo desempenhará um papel decisivo na abertura a novos caminhos e horizontes.