Moção mereceu votos favoráveis de toda a vereação

A vereadora da CDU apresentou na última reunião de Câmara uma moção em defesa da natureza, ambiente e de prevenção das alterações climáticas. Cláudia Marinho apresentou o documento Antes da Ordem do Dia e no final, o autarca vianense colocou em votação e foi aprovado por “unanimidade”.

Segundo a vereadora é necessário o “desenvolvimento de alternativas energéticas de domínio público, o reforço do investimento no transporte público no sentido da sua gratuitidade e alargando a sua oferta em detrimento do transporte individual, o investimento na investigação e desenvolvimento com vista à diminuição da dependência de combustíveis fósseis e a defesa da produção local”.

Cláudia Marinho pedia também “o reforço dos meios financeiros das autarquias para poderem prosseguir e melhorar a sua intervenção nas questões ambientais, no quadro das suas competências”. Acrescentando que o município deve “prosseguir e intensificar as ações, medidas e projetos que contribuam para prevenir causas que estão na origem de alterações climáticas”.

“Os alarmismos em torno das alterações climáticas só servem os interesses dos negócios em nome do ambiente e podem servir como justificação para a criação de novas taxas e impostos ditos verdes que penalizam comportamentos individuais das camadas mais pobres ou para acentuar a implementação de mecanismos financeiros e especulativos, como o mercado do carbono, que tornam a poluição um negócio de muitos milhões em que é mais barato poluir do que investir em tecnologia para reduzir as emissões para atmosfera”, refere-se ainda na moção.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.