Moções contra encerramento do balcão da Caixa Geral de Depósitos

O executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, uma moção contra o encerramento do balcão da Caixa Geral de Depósitos (CGD) situado na freguesia de Darque. Em reunião ordinária de executivo, José Maria Costa apresentou a moção, onde declarou que o referido balcão serve uma área geográfica de 12 freguesias, cerca de 27.000 habitantes e perto de 300 empresas. Na mesma reunião, a vereadora da CDU apresentou também uma outra moção, que foi rejeitada com os votos contra do PS e abstenção do PSD.
O presidente do Município manifestou que ponderam encerrar toda a atividade financeira com aquela entidade. “Este encerramento vai trazer prejuízos graves à população e empresas”. José Maria Costa explicava que “já fiz algumas diligências junto do ministro das Finanças e da administração da Caixa”. Acrescentando que “consideramos esta decisão como um ato hostil ao concelho”.
A moção da CDU pedia que o autarca solicitasse uma reunião com o ministro das Finanças e com a administração da CGD e ainda que convidassem as juntas afetadas a organizar “um ou mais autocarros de forma a facilitar a ida da população a Lisboa para manifestar o seu descontentamento”, dizia Cláudia Marinho.
Posta a votação, a mesma foi rejeitada pela maioria PS, afirmando que a mesma continha “matérias que estão resolvidas” e “mistura assuntos”. Na argumentação a vereadora da CDU falava dos constrangimentos para quem teria de se deslocar à cidade de Viana. “Há meses a esta parte, Darque viu drasticamente reduzida a oferta de transportes públicos, passando de quatro empresas para apenas uma”.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.