Em diferentes áreas do concelho de Monção, decorrem trabalhos de limpeza e manutenção, de forma a minimizar o risco de incêndio, salvaguardando pessoas e bens. Num concelho com uma mancha florestal significativa, como é o de Monção, a floresta situa-se em lugar prioritário da estratégia municipal. O Município de monçanense evidencia grande esforço e atenção a este setor de atividade, encetando medidas de prevenção e vigilância e ações de sensibilização junto das comunidades locais.
Presentemente, no âmbito de um protocolo de colaboração entre o Instituto de Conservação da Natureza e Floresta (ICNF) e a Câmara Municipal de Monção, decorrem trabalhos de limpeza da rede viária florestal em diferentes áreas geográficas do nosso território.
As intervenções em curso têm como objetivo a beneficiação de caminhos florestais existentes e a criação de faixas de gestão de combustível (zonas de prevenção e segurança contra incêndios), cuja finalidade consiste na redução de fogos florestais.
Com os incêndios avassaladores de outubro de 2017 na memória coletiva dos monçanenses, estas ações preventivas, à semelhança de outras levadas a cabo nos últimos anos, fazem parte de um conjunto de medidas constantes no Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios.
Em suma, pretende-se corporizar uma intervenção criteriosa focada na descontinuidade das formações vegetais, diminuindo, por um lado, a superfície percorrida pelos incêndios florestais e, aumentando, por outro, a capacidade de intervenção dos “soldados da paz” no combate às chamas.