O orçamento da maioria PSD na Câmara de Monção, no valor de 42.445.220 euros, foi aprovado pelo executivo municipal com a abstenção do PS, que considerou o documento “o melhor” dos últimos quatro anos.
Em comunicado enviado hoje às redações, a autarquia do distrito de Viana do Castelo adiantou que o orçamento foi aprovado na noite de quarta-feira, pela Assembleia Municipal, pelos 19 deputados do PSD. Os nove eleitos pelo PS abstiveram-se, seguindo o sentido de voto dos dois vereadores socialistas no executivo municipal.
Segundo a autarquia, o apoio às famílias “continua a ser uma das prioridades do executivo municipal”, destacando a devolução de “425.969,00 euros aos munícipes, relativos a 60% da receita municipal no IRS, mantendo-se o IMI na taxa mínima legal (0,30%), acrescido do reforço na redução para famílias com descendentes, de 30 euros para quem tenha um filho, 70 euros para famílias com dois filhos e, 140 com três filhos”.
No próximo ano, o município vai continuar a garantir transporte gratuito para os alunos do ensino público, vai aumentar as bolsas de estudo ao ensino superior de 30 para 35, bem como reforçar o apoio à aquisição de material escolar a todas as crianças residentes no concelho, passando de 75 para 100 euros, por criança.