A atleta do Salgueiros, Mónica Silva, repetiu a vitória na São Silvestre. O vianense Hélio Gomes foi o melhor atleta masculino. A 9.ª edição da São Silvestre juntou mil pessoas a correr e a caminhar.
Hélio Gomes, do Sporting Clube de Portugal, venceu a prova com o tempo de 29 minutos e 22 segundos. Mónica Silva terminou os 10 km, em 34 minutos e 52 segundos.
No total, cerca de um milhar de pessoas, que percorreram 10km no centro histórico, com muita gente a assistir, num final de tarde de sábado, com algum frio.
Hélio Gomes estava, no final da prova, satisfeito por conquistar a sétima vitória na terra Natal. “Quero dedicar esta vitória à minha mãe, que fez ontem anos [16 de dezembro]”, referiu. O atleta do Sporting Clube de Portugal considerava que “cada vez é mais difícil ganhar, porque há melhores atletas”.
Mónica Silva repete a vitória em Viana e prometia que “no próximo ano vou bater o meu recorde”. A atleta do SC Salgueiros dava conta que no próximo ano vai “tentar fazer uma maratona e conseguir os mínimos olímpicos”. “Eu adoro participar nesta prova. Há um calor humano incrível, ao longo de todo o percurso. É incrível”, dizia, no final a vencedora.
“Estamos já a começar a assinalar a Cidade Europeia do Desporto 2023”, referia o vereador Ricardo Rego. Acrescentando que “é o início de um ano em grande para Viana do Castelo”. No próximo ano, Viana do Castelo receberá mais de 200 eventos desportivos.