Foi com tristeza que alguns idosos viram encerrar o centro de convívio que durante alguns anos funcionou no salão paroquial de freguesia por falta de verbas da paróquia para a sua sutentabilidade.
Perante este desalento, a Junta de Freguesia local encetou diligências para estabelecer uma alternativa, e como resultado foi efetuada uma parceria entre a autarquia de Montaria, C.M. de Viana e Centro Social e Paroquial de Lanheses para criação de um Centro de Dia na Montaria. Assim foi implementado um protocolo que funcionará no segundo piso, do edifício onde está situado o observatório da Serra d’Arga.
Este será requalificado de acordo com as exigências do Instituto da Segurança Social e vai acolher cerca de 30 utentes e será gerido pelo Centro Social de Lanheses para possibilitar apoio às famílias e de resposta social à terceira idade.
No diagnóstico efetuado pela C.M. de Viana verificou-se a necessidade de criar uma resposta social de apoio aos mais idosos nas freguesias de Montanha e aí foi selecionada a freguesia de Montaria. “O plano de atividades e orçamento da autarquia vianense refere que o investimento na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos é absolutamente fundamental para o concelho socialmente justo e equilibrado, pelo que a rubrica da coesão social foi, uma vez mais, reforçada, assumindo o papel de grande relevância no apoio às famílias e às instituições particulares de solidariedade social.”
Estima-se que no final do próximo ano esteja funcional para deleite dos utentes onde poderão confraternizar.