No dia 18 de agosto, às 11h, na habitual cerimónia de apresentação de cumprimentos ao Executivo Municipal, as mordomas encheram o Salão Nobre da Câmara Municipal de Viana com os trajes cheios de cor e de vida.
Nesta cerimónia estiveram presentes o Executivo Municipal, o presidente da Comissão de Honra da Romaria, Tiago Brandão Rodrigues, a comissão de festas, e entidades religiosas e organizadoras.
O presidente da Câmara, Luís Nobre, destacou o papel da mulher vianense que são a “alma desta festa”, e fala da “chieira” que todas sentem em representar Viana e as suas tradições. “No Alto Minho todos podemos dizer que vivemos a Romaria com chieira, mas nós aqui em Viana, e principalmente vocês, vivem com uma chieira que assenta numa dimensão muito profunda, com alma. E o vosso sorriso convida qualquer pessoa a viver intensamente a nossa Romaria”. É a primeira Romaria que Luís Nobre vive enquanto presidente da Câmara de Viana e considera ser um grande “privilégio” e ao mesmo tempo uma “grande emoção”. Na sua intervenção, lembrou a figura de Francisco Sampaio, que faleceu recentemente, e foi um dos impulsionadores da Romaria, a “Romaria das Romarias”. Segundo o edil vianense “a ribeira e os pescadores tem um papel importante, e toda a Ribeira consegue transportar o verdadeiro significado de família”, destacando a “Tia Neves” que representa o espírito da ribeira.
Nas Festas d’Agonia, as mordomas tem um papel importante na Romaria com os seus trajes e o ouro, e Tiago Brandão Rodrigues, presidente da Comissão de Honra da Romaria, destaca a “beleza das mordomas” que transbordam alegria e muita “chieira”. O presidente da Comissão de Honra desabafa dizendo que ter a oportunidade e ser nomeado para presidente da Comissão de Honra “é uma honra de uma vida” e confessa que se sente como um Vianense.
Nesta cerimónia estiveram presentes mordomas de todas as freguesias, e Inês Oliveira, afirma que “é o terceiro ano que participo no desfile da mordomia, e é um sentimento que não dá para explicar. É um orgulho muito grande vestir este traje novamente, e voltar as nossas tradições”.
Com um papel de destaque a mordoma do cartaz , Maria Lima, confessa que é um orgulho enorme estar rodeada de mulheres que sentem o mesmo orgulho. “Estão aqui representadas mulheres de todas as freguesias, e faz todo o sentido. A festa é de Viana, da Ribeira, das freguesias, de toda a gente do Alto Minho e de todos os que sentem verdadeiramente esta festa”, confessa.