Movimento associativo

O movimento associativo em Subportela nunca foi o mais forte, não que não tenha motivos para que o seja, mas a motivação para esse associativismo sempre foi muito pouca. Mesmo considerando as movimentações que se poderão considerar de associativismo, caso das comissões de festas e outras organizações temporárias, caso do “Motores Nostalgia” que nunca se agregou em Associação embora em dois anos tenha organizado eventos de grande impacto na freguesia. 

Por isso, é de saudar o aparecimento de uma nova Associação. Cantabunito – de seu nome. Foi no dia 17 de novembro que esta nova associação elegeu os corpos gerentes e no mesmo dia tomaram posse. 

Esta nova associação/grupo de música popular e tradicional, tem como principal objetivo a recolha e a preservação dos cantares de outrora. Com várias saídas e participações em eventos, este grupo tem granjeado admiração e sucessos que irá garantidamente fazer crescer ainda mais este grupo. 

A AS, Associação Subportela, como é conhecida, vai traçando o seu caminho através de diversas ações e atividades que vão trazendo admiração à juventude de Subportela pelo facto de reanimar esta Associação que carecia de renovação, não porque não estava ativa e de “saúde”, mas porque precisava de uma dinâmica nova e novas ideias, e o facto é que mantendo o que de melhor se fazia, têm introduzido uma séria de novas ideias que se notam excelentes como o caso do “Labirinto” que fugindo às já tradicionais caminhadas noturnas em sextas-feiras 13 e na noite de Halloween criaram um espetáculo fixo que atrai centenas de pessoas para participarem e se assustarem.

Um dos seus braços de força, o As de Rufar – o grupo de bombos da AS, também tem mantido uma atividade e desenvolvimento digno de realçar. Constituída por jovens que abraçaram esta ideia, o grupo de percussão tem, para além das tradicionais festas populares, participado em diversos eventos, é o caso do aniversário do hipermercado Continente em Viana do Castelo e no 19.º encontro nacional de Associações Juvenis – FNAJ2023, que ocorreu em Ourém nos dias 11 e 12 de novembro.

O Associativismo em Subportela parece querer agora aparecer, e são tantos os motivos: o Ambiente e a cultura, o desporto – há anos que Subportela não tem uma equipa desportiva. A promoção do Auto de São João e marchas populares…. 

Não será necessário a criação de novas associações, mas sim dinamizar mais temas, mais situações que melhorem e preservem a nossa terra e os seus saberes.  

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.