Município entrega 23 títulos honoríficos

O Teatro Sá de Miranda encheu, literalmente, para a cerimónia de entrega de 23 títulos honoríficos durante as comemorações dos 171 anos da cidade de Viana do Castelo.
Na oportunidade, o presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa, referiu que, neste dia, a comunidade vianense demonstra o seu apreço institucional aos cidadãos e instituições que têm honrado, prestigiado e promovido Viana do Castelo, contribuindo para o seu progresso, desenvolvimento e prestígio.

Na ocasião, anunciou que o executivo municipal pretende, durante o corrente ano, instalar um Centro de Interpretação da obra de Gustavo Eiffel (que noticiamos em ‘primeira mão’), na Estação do Caminho de Ferro de Viana do Castelo.

Durante a sua intervenção, o autarca fez ainda questão de referir-se, em breves palavras, a cada um dos cidadãos e instituições homenageadas. A entrega dos títulos foi efetuada pelo chefe do município, pela presidente da Assembleia Municipal (Flora Silva) e por todos os vereadores (PS, PSD e PCP).

Desta vez, excetuando aqueles que receberam o galardão a título póstumo em que foi entregue a familiares (esposa e neto de Salvador Vieira e filho de Fernando Freitas) e Manuel Pires Rego (por razões de saúde, fez-se representar), todos os homeageados estiveram presentes.

A representar os homenageados, nos agradecimentos, estiveram o professor universitário Licínio Lima (Cidadão de Honra), a escritora Marlene Ferraz (Cidadã de Mérito) e o diretor do Coral Polifónico de S. Romão do Neiva. O primeiro destacou a “dimensão de cidadania realçados, nas diversas áreas, neste ato”. Já a representante dos cidadãos de mérito considerou que Viana “agasalhou-nos” e “inspirou-nos”, pois o lugar conta. O responsável do coral garantiu que a distinção os torna “mais ricos e com mais responsabilidade”.

Lembremos que, com o título de Cidadão de Honra, foram homenageados Pio Gonçalves de Sousa, enquanto Bispo auxiliar do Porto; Licínio Lima, investigador e professor universitário; António de Castro Feijó, professor universitário; Luís Belo, médico; Manuel da Costa, empresário na diáspora e promotor da língua e cultura portuguesa; e Salvador Vieira, escultor e pintor (a título póstumo).

O título de Cidadão de Mérito foi entregue a Raquel Gaião, jovem investigadora; Marlene Ferraz, escritora; Tânia Carvalho, coreógrafa; a jovem surfista Marta Paço, de apenas 14 anos; Vítor Lima, maestro e docente universitário; Manuel Pires Rego, pelos serviços ao nível da formação de crianças e jovens no escutismo; e Fernando Freitas, bombeiro (a título póstumo).

Como Instituições de Mérito, foram distinguidas a Casa de Portugal de Brest, o Coral Polifónico de S. Romão de Neiva, o jornal Amanhecer das Neves, União Desportiva de Lanheses, a Casa Sandra, o Atelier Samthiago – Conservação e Restauro, a Conferência Feminina de São Vicente de Paulo – Santa Maria Maior, as empresas Castanheira & Castanheira, Leitaria do Carmo e o Restaurante Camelo.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.