A autarquia vianense vai implementar um novo projeto municipal que visa “criar um momento de diálogo entre os jovens do concelho e os decisores políticos com vista a envolver e a comprometer as jovens gerações com o presente e futuro de Viana do Castelo”. Para isso, Luís Nobre vai percorrer todas as escolas secundárias do concelho para ouvir contributos e responder a questões colocadas pelos jovens vianenses.
Esta iniciativa pretende desencadear um processo de reflexão sobre o futuro da juventude e reforçar a sua participação ativa na construção do presente e futuro de Viana do Castelo, valorizando e integrando as suas políticas. Assim, este diálogo e compromisso com os jovens vianenses será reforçado através de um ciclo do diálogo jovem que irá percorrer todas as escolas do concelho com ensino secundário, profissional e superior, traduzindo-se num momento no qual o presidente da Câmara ouvirá contributos e responderá a várias questões dos e das jovens vianenses.
A dinâmica de auscultação incluiu um conjunto de questões que serão colocadas aos jovens para despoletar e estimular o debate de ideias, relacionadas com a transição verde e digital, a participação e as causas da juventude, bem como a educação, o desporto, a cultura ou a habitação. Estas serão sessões privadas e restritas aos alunos das escolas, para que se estabeleça um efetivo, franco e direto diálogo estruturado e jovem.
A iniciativa surge depois de estudos recentes sobre governança e democracia revelarem uma degradação da relação dos portugueses com a política e, consequentemente, uma menor participação política, patente no Barómetro da Qualidade da Democracia do Instituto de Ciências Sociais e nas consecutivas taxas de abstenção em atos eleitorais recentes. “Ao sentir o pulso à juventude vianense, a Câmara Municipal pretende robustecer um projeto de um concelho mais justo, igual e vanguardista, de todos e para todos, na certeza que que ninguém fica para trás”, enfatizou o autarca na apresentação feita ao CMJ.