Municípios de Viana do Castelo e Esposende unidos na valorização do Rio Neiva

Os Municípios de Viana do Castelo e Esposende assinaram, recentemente, um protocolo de parceria para a “Limpeza e Valorização do Rio Neiva”, que consideram ser “um ativo da maior relevância”. O projeto será apresentado aos novos instrumentos financeiros mediante uma candidatura ao próximo quadro comunitário de apoio.

No protocolo, assinado pelo presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, e pelo presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, é referido que o Rio Neiva “constitui um recurso natural com imenso potencial turístico e desportivo para os concelhos de Esposende e Viana do Castelo, sendo de primordial importância que estas duas entidades unam esforços para permitir que sejam alcançadas sinergias nesta matéria”.

Na sessão de assinatura do protocolo estiveram presentes o vice-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, representantes da Direção Regional de Ambiente e Ordenamento do Território (DRAOT) Norte e do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), bem como os Presidente de Junta de Freguesia.

O documento visa potenciar atividades de recreio, culturais e turísticas “com vista a promover, simultaneamente, mas de forma sustentável, o desenvolvimento económico e o bem-estar as populações”.

Neste contexto, o aprofundamento do conhecimento dos recursos em presença nesse território comum, sobretudo os recursos naturais, reveste-se de especial relevo. Surge, pois, a elaboração do “Projeto de Limpeza e Valorização do Rio Neiva”, da autoria do professor Pedro Teiga, um estudo que envolve o diagnóstico deste recurso natural de elevada riqueza, contemplando, nomeadamente, a caraterização geral da área envolvente do rio, a identificação e caraterização do património edificado existente ao longo da margem, a identificação e caraterização da fauna e da flora, com particular ênfase na marcação dos locais onde se detete a presença de espécies invasoras.

Além do diagnóstico, constituem grandes eixos do projeto, numa fase subsequente, a naturalização dos percursos pedestres ao longo do rio, a limpeza e erradicação de invasoras, a estabilização de troços da margem do rio com recurso a técnicas de engenharia natural, a implementação de medidas que visem o usufruto sustentável dos espaços e o envolvimento da comunidade em todo o processo como forma de sensibilização e educação para a valorização do Rio Neiva.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.