São parceiros do projeto, o Museu de Cinema de Melgaço – Jean Loup Passek, a Cinemateca de Lisboa e o Museu de Cinema de Girona (Espanha). Segundo nota da Câmara de Melgaço, o projeto de investigação é dedicado aos Cosmoramas ibéricos “Curiositas: Peeping Before Virtual Reality. A Media Archaeology of Immersion Through VR and The Iberian Cosmoramas”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia – FCT no último concurso de projetos I&D.
Desta forma, Melgaço recebeu uma equipa de 11 investigadores, portugueses e espanhóis. No âmbito dos seus trabalhos, esta equipa procedeu ao levantamento dos Cosmoramas, das imagens e vistas utilizadas nos aparelhos óticos existentes no nosso museu.
Estes investigadores conceituados fizeram levantamento das caixas óticas e das vistas óticas existentes em Portugal e em Espanha, contudo a coleção de valor histórico de objetos de pré-cinema que o Museu de Cinema de Melgaço – Jean Loup Passek possui, despertou o interesse destes investigadores.
O projeto é coordenado por Victor Flores, Professor Associado e Diretor do Programa de Doutoramento em Media Arts and Communication na Universidade Lusófona, em Lisboa.