O Centro de Mar, valência instalada a bordo do navio hospital Gil Eannes, está a sofrer uma empreitada de refuncionalização para acolher o novo Museu Virtual da Memória Marítima, uma infraestrutura para a promoção da Ciência e do Conhecimento do Mar de Viana, inscrita na Agenda de Ciência e de Conhecimento do Município (quadriénio 2017-2021).
A obra, que iniciou na última semana, vai permitir a criação do museu, que irá dispor de um Centro de Documentação do Mar, onde será possível consultar, de forma interativa e desmaterializada, o acervo documental, entre livros, revistas, monografias e periódicos sobre a temática do mar, mantendo-se a possibilidade da consulta material e requisição de alguns dos bens.
Terá ainda uma segunda valência, também digitalizada, que constitui o Centro do Património Imaterial do Mar de Viana, onde será possível aceder a conteúdo audiovisual proveniente da recolha de testemunhos da vida pessoal e de trabalho dos homens e mulheres que se fizeram valer no mar.
A obra em curso está prevista para terminar já a 25 de janeiro, este sábado, dia em que se prevê a reabertura daquele equipamento. Esta obra acrescentará ao Centro de Mar um espaço para promoção do serviço educativo no Centro de Mar. A inauguração do novo Museu Virtual da Memória Marítima está prevista para o próximo mês de março.
Recorde-se que o Centro de Mar, a funcionar no navio Gil Eannes, inaugurou no dia 16 de novembro 2014 (Dia Nacional do Mar).